Sanitização de ambientes no combate ao coronavírus

por | mar 23, 2020 | Limpeza | 0 Comentários

Sanitização de Ambientes

Você provavelmente ouviu falar na Covid-19, não é mesmo? Essa doença, causada pelo vírus Sars-Cov-2, da família do coronavírus, está sendo o principal assunto no mundo todo, representando um grande desafio para toda a sociedade. É o papel de todo mundo enfrentar esse atual surto mundial da doença e uma das maneiras de fazer isso é sanitização do ambiente no combate ao coronavírus.

A principal ferramenta contra o coronavírus é a limpeza pessoal e a de ambientes. O vírus é muito similar com os vírus de diferentes influenzas, as famosas gripes, por isso a sua transmissão é muito similar. O problema é que o coronavírus tem uma transmissão muito mais acelerada do que outras gripes, até mesmo a H1N1, a última pandemia antes da Covid-19, tinha uma taxa de transmissão mais baixa.

Estima-se que em caso de gripes normais, cada infectado pode contaminar 1.43 pessoas, após 10 “camadas” de transmissão, cada pessoa é responsável por 14 infecções. No caso do Sars-Cov-2, cada infectado transmite para 3 pessoas. No final de 10 linhas de infecção, cada pessoal é responsável por 59 mil novos casos.

Esses são números alarmantes, mas que demonstram muito bem a periculosidade dessa doença e o quanto ela pode afetar a vida das pessoas. Por isso, é necessário agir agora para evitar o aumento da pandemia.

Países como o Brasil começaram a tomar as medidas de precaução ainda em tempo de uma situação de calamidade, como aconteceu na China e na Itália.

Para continuarmos a enfrentar o coronavírus, a sanitização de ambientes é fundamental.

Sanitização de ambientes no combate ao coronavírus

O vírus Sars-Cov-2 possui uma grande resistência em certos ambientes, ele possui uma camada de gordura que permite que ele possa sobreviver fora do corpo humano por um longo tempo. Estima-se que ele pode ficar de 3 horas em superfícies como panos e papelão e até 72 horas em plásticos e metais.

Com isso, a higiene pessoal não garante a segurança total contra a infecção pelo vírus. Em locais onde há a circulação de várias pessoas, como em empresas e ambientes públicos, é mais do que fundamental uma sanitização completa dos diferentes pontos.

Dentro de casa é importante limpar os móveis e os ambientes por onde nos movimentamos assim que chegamos da rua, principalmente onde colocamos as mãos. Já os objetos que trazemos da rua, como o celular, carteira e chaves, é necessário a sanitização.

Sanitização Residencial

Confira um pouco sobre como deve ser realizada essa sanitização.

Como deve ser feita a sanitização contra o coronavírus?

Uma particularidade que deve ser mencionada sobre o Sars-Cov-2 é que ele é altamente vulnerável ao sabão e ao desinfetante comum, até mesmo o detergente é capaz de acabar com o vírus.

O Sars-Cov-2 possui uma camada de gordura que o protege, quando essa camada é destruída pelo sabão, o vírus morre e não pode mais infectar novos indivíduos.

Com tudo isso em mente, é fácil entender como a limpeza deve ser realizada!

A limpeza do dia a dia deve ser realizada com os produtos usuais, como recomenda o Ministério da Saúde, com destaque para a água sanitária, devido ao seu poder de desinfecção. Basta misturar uma parte do produto para cada nove partes de água e utilizar a solução para desinfetar as superfícies, como maçanetas, corrimões, teclados, entre outros, que podem ser limpos com panos umedecidos com a mistura.

A tela do celular também pode (e deve) ser limpa com essa solução. Lembre-se que a tela de celulares é uma das superfícies mais sujas de todo o planeta, por isso, muito cuidado com o seu aparelho.

Também é recomendado utilizar luvas de limpeza para lavar o ambiente. As luvas descartáveis são preferenciais, mas é possível utilizar as luvas reutilizáveis, basta limpá-las com água e sabão e deixa-las secar ao ar livre.

Os ambientes que estão muito sujos, com a presença de pó visível, precisam primeiro serem lavados com água e sabão antes da desinfecção com água sanitária.

E a sanitização em ambientes com infectados?

Como é e se imaginar, a sanitização contra o coronavírus é muito mais crítica em residências e locais onde há um infectado. O primeiro ponto é, se o infectado estiver apto, ele que precisa realizar a limpeza do cômodo onde está o quarentenado, isso evitará a infecção de outras pessoas.

A limpeza tem que ser feita da mesma forma que foi instruído logo acima, com o uso de desinfetantes caseiros de preferência a água sanitária.

Em caso em que o infectado não pode realizar a limpeza sozinho, a pessoa responsável pela tarefa deverá usar luvas e máscaras, se possível também óculos de proteção, por causa da possibilidade infecção pelos olhos.

E as superfícies do cômodo onde o infectado está isolado devem ser limpas diariamente. Após a realização dela, as luvas devem ser lavadas com água e sabão e separadas para uso exclusivo naquele ambiente.

Todo o material utilizado na limpeza deve ser lavado com desinfetante e sabão.

Sanitização em empresas

Além das residências, a sanitização também deve ser realizada nas empresas que ainda operam em meio a quarentena. Nesse caso é preciso não só uma limpeza geral, mas também a conscientização de todos.

Sanitização de Empresas

Usando os mesmos princípios mencionados a cima, é importante que todos ajudem a manter o seu espaço de trabalho limpo.

No entanto, é importante ter uma equipe de limpeza com todos os equipamentos de proteção individual necessários para realizar a atividade com total segurança.

O uso do álcool gel pode ajudar bastante os funcionários para uma sanitização mais rápida, mas a limpeza mais profunda é essencial.

Sanitização profissional contra o Coronavírus

Em grandes ambientes, como as empresas, a sanitização precisa ser realizada, mas é possível contar com uma sanitização profissional para uma desinfecção completa e segura de todo o local.

Esse serviço auxilia na luta contra a pandemia da Covid-19.  No entanto, vale lembrar que o isolamento social ainda é a atitude mais recomenda para o período em que o vírus continuar com classificação pandêmica.

Para esse tipo de sanitização você pode contar com a EcoServiços!

A EcoServiços realiza sanitização de residências e sanitização de empresas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *