Coronavírus: saiba como se prevenir

por | mar 20, 2020 | Limpeza, Sanitização | 0 Comentários

Sanitização de Ambientes SP

Sanitização e desinfecção de ambientes, método de aplicação via atomização com concentrados químicos. Aplicação profissional para proteger você e sua família de bactérias e vírus. Com essa pandemia precisamos de alguns cuidados básicos. Neste protocolo a sanitização se torna imprescindível. Nos contate.

Saiba como se prevenir do coronavírus para manter você e seus familiares seguros!

A recente pandemia da Covid-19 vem assustando muita gente e colocando diferentes países em estado de alerta geral. A doença é causada por um novo agente do coronavírus, o Sars-Cov-2 e é de fácil transmissão.

Apesar do recente medo geral envolvendo a doença, o Covid-19 já está infectando pessoas desde o final de 2019, com os primeiros relatos acontecendo na China. O vírus é perigoso porque ele demora para demonstrar sintomas, por isso, muitos infectados carregam o coronavírus por um bom tempo sem saber, espalhando ainda mais a doença.

A Covid-19 tem sintomas bem semelhantes com o resfriado comum, diferenciado apenas na falta de ar não relacionada à congestão nasal. O problema é que a doença pode se agravar rapidamente, causando infecções respiratórios e afetando diretamente o pulmão. A infecção pode ser letal, com uma taxa de letalidade e 3.7% e oque pode parecer baixo, mas é o suficiente para colocar muitas vidas em risco.

O momento exige muita conscientização e a principal forma se proteger é buscando conhecimento sobre o vírus e saber quais são os métodos de prevenção.

Para ajudar vocês e todos os nossos clientes, A EcoServiços está trazendo esse artigo com as melhores informações sobre como se prevenir o coronavírus.

Coronavírus: Como se prevenir

Para saber como se prevenir, é importante também entender como é realizada a transmissão. Apesar de essa ser uma informação estar sendo divulgada em diversos veículos de comunicação, não é demais ressaltar.

Como o coronavírus é transmitido?

O vírus da Covid-19 tem uma transmissão bem similar à outras doenças virais, principalmente a gripe e resfriados. Isso quer dizer que as formas transmissão também são bem similares. A contaminação é muito comum através da saliva, por isso a principal forma de transmissão acontece pelas gotículas respiratórios.

O vírus também pode ser carregado por contato com secreções contaminadas, como a tosse e o catarro. A infecção acontece após a pessoa encostar no ambiente contaminado e depois colocar a mão na boa, olhos ou nariz.

Como o vírus é capaz de sobrevir entre 3 a 28 dias em um ambiente, dependendo da superfície e da temperatura, a contaminação pode acontecer após o contato com corrimão, botões de elevadores, notas de dinheiro ou qualquer outra superfície contaminada.

E quais são os sintomas?

A Covid-19 é uma doença completamente similar à gripe, por isso ela apresenta exatamente os mesmos sinais durante o início da infecção. Apenas 14% dos casos apresentam sintomas mais graves, que são facilmente associados ao coronavírus.

Os sintomas inicias e mais comuns são:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Congestão nasal;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Fadiga;
  • Cansaço.

Os sintomas mais graves, apresentados na minoria dos casos são:

  • Falta de ar;
  • Dificuldade em respirar

Já nos casos extremos os sintomas apresentados são:

  • Insuficiência pulmonar;
  • Choque séptico;
  • Falência de órgãos.

Esses sintomas graves podem levar a morte, mas acontecem em menos de 6% do total de infectados, afetando principalmente aqueles que estão no grupo de risco.

Como se prevenir do Coronavírus?

A principal recomendação para a prevenção do vírus é a higienização de ambientes e pessoal, principalmente as mãos. Quando estiver em locais públicos, evite colocar a mão nos olhos, boca e nariz em qualquer situação.

Sempre que possível limpe as mãos com água e sabão ou então com álcool gel. No caso do Covid-19, a água e sabão normal possuem uma excelente taxa de desinfecção e garantem uma prevenção completa contra o vírus.

Aliás, a limpeza das mãos de forma correta previne muitas outras doenças, como os diferentes tipos de influenza e até mesmo a H1N1, que também causou uma situação de epidemia na década passada.

Sempre que chegar de casa, lave as mãos, antes de comer ou beber qualquer coisa também, mesmo que você já tenha lavado recentemente. E vale lembrar que é preciso lavar muito mais do que as palmas da mão, é preciso lavar a parte de trás, entre os dedos, o polegar e a ponta dos dedos.

Veja um guia visual para realizar a limpeza de forma adequada:

E a limpeza da casa?

A limpeza de ambientes também é necessária para evitar a proliferação do vírus. Especialistas recomendam higienizar com soluções desinfetantes as superfícies da casa, móveis e o telefone celular, por exemplo.

Essa higienização é ainda mais importante para locais com muitas pessoas, como as empresas, comércios e transportes públicos.

O celular é um grande transmissor de vírus e bactérias, até mesmo em tempos normais, por isso, a limpeza da tela, principalmente após chegar da rua, é fundamental.

Preciso me isolar?

Aqueles que estão apresentando sintomas, mesmo sem terem tido contato com infectados, precisam entrar em um período de quarentena para evitar o risco de infectar outras pessoas. A quarentena também tem que ser realizada das pessoas saudáveis dentro da casa do infectado.

Já para as pessoas saudáveis não é necessário o isolamento social (por enquanto), mas é altamente recomendável. O coronavírus possui uma taxa de letalidade acima dos 2%, isso pode parecer pouco e já foi até minimizado por algumas pessoas importantes, no entanto, a Gripe Espanhola (Gripe de 1918) tinha uma taxa de mortalidade de apenas 3% e matou mais e 100 milhões de pessoas.

Não é hora para pânico, mas é a hora de conscientização e empatia com a situação daqueles que estão no grupo de risco. O isolamento social é provado como o melhor meio de desacelerar a pandemia.

Por isso, se puder, evite aglomerações e sair de casa a não ser que seja extremamente necessário.

É preciso fazer dedetização para prevenir o coronavírus?

O Sars-Cov-2 não é transmitido de animais para seres humanos, por enquanto não foi provado a sua origem. No entanto, infestações de baratas e outros insetos podem aumentar o risco de contaminação, já que esses animais podem carregar o vírus para outros ambientes.

Manter o ambiente limpo evita esses animais, mas caso haja uma proliferação, em meio a uma pandemia, é mais do que necessário realizar a dedetização do ambiente, principalmente em empresas e locais com aglomerações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *