Proteção contra coronavírus, COVID19, faça sanitização em sua casa e empresa, salve vidas!
Estamos em meio a uma pandemia mundial da doença Covid-19, provocada pelo vírus Sars-Cov-2, e diferentes países já declaram estado de calamidade pública ou emergência. Com a atual situação é hora de buscar informações sobre a prevenção do coronavírus e se manter seguro.
A EcoServiços está na luta contra o Coronavírus e estamos trazendo para nossos leitores e clientes as informações necessárias para enfrentar esse problema. Hoje vamos falar um pouco sobre como prevenir o coronavírus na sua residência!
A Covid-19 é causada pelo Sars-Cov-2, um vírus da família coronavírus e que já é conhecido no mundo desde os anos 60. Como todo vírus, a maior arma contra essa infecção é a limpeza residencial e a higiene pessoal, limpar ambientes e, principalmente, as mãos, é a melhor forma de evitar a infecção.
Esse não é um assunto simples e pode até mesmo ser assustador para muitas pessoas, já que para muitos é a primeira vez que estamos passando por um momento assim.
É importante manter bastante a calma e seguir todos os conselhos e recomendações dos profissionais que estão determinados a evitar o aumento da pandemia.
Como acontece a transmissão do coronavírus?
O coronavírus, assim como todos os vírus, possui um ciclo de infecção bem similar a uma série de outros vírus, incluindo o da gripe comum. Com isso em mente, é possível esperar uma transmissão bem similar.
A maioria dos vírus é passado por contato direto e indireto com a saliva e secreções dos infectados. Por exemplo, se alguém infectado tose próximo a uma pessoa saudável, o vírus pode ser passado pelas gotículas de saliva que são expelidas durante a tosse.
Em caso indireto, uma pessoa pode tossir na mão e depois botar a mão em uma maçaneta. Alguém saudável pode então encostar nessa maçaneta e depois levar a mão à boca ou aos olhos e se contaminar.
Ainda não se sabe com certeza quanto tempo o coronavírus consegue sobreviver em uma superfície, mas alguns dados apontam de 3 a 20 dias, dependendo das condições do clima e da superfície.
E como se prevenir?
Para prevenir a infecção, primeiro está sendo recomendado o isolamento social, que é um sistema de combate ao vírus que está se mostrando eficiente. Além disso, nunca coloque a mão na boca ou nos olhos enquanto estiver na rua, nunca coma sem lavar as mãos.
Sempre que chegar de casa, lave as mãos com água e sabão, que já se mostrou mais eficiente que o álcool gel na hora da prevenção.
Mas além da higiene pessoal, especialistas também estão recomendando que você previna o coronavírus em sua residência, através da limpeza correta de ambientes e da desinfecção residencial.
Como prevenir o coronavírus em sua residência?
Assim como a limpeza das mãos, também é muito importante se preocupar com a limpeza de cômodos e dos ambientes de uma residência, principalmente aqueles por onde há muita movimentação de pessoas chegando da rua.
Mesas de computador e até mesmo o próprio equipamento merecem atenção, afinal, usamos muito as mãos nesses locais. A cozinha também merece uma limpeza cuidadosa, principalmente nos balcões e onde guardamos os alimentos.
Mas como deve ser feita essa limpeza? Bom, ela não difere muito do que estamos acostumados no dia a dia. Um pano umedecido com algum tipo de desinfetante é o suficiente para conseguir se livrar do Sars-Cov-2 e de muitos outros virais e bactérias que causam problemas para a saúde.
Uma recomendação é utilizar o álcool como desinfetante, já que ele possui uma boa taxa de limpeza e eliminação de vírus, fungos e bactérias. Além do álcool, a água sanitária também é uma importante forma de desinfecção.
Mas vale lembrar que a água sanitária nunca deve ser utilizada no corpo ou nas mãos, sendo recomendada apenas para a limpeza da sua residência, como as paredes, vidros e móveis.
“A gente tem estudo, de outros contextos epidêmicos e de outros coronavírus que já circulavam, mostrando que desinfetantes comuns têm ação na redução da propagação do vírus. Esses estudos mostraram que a água oxigenada e a água sanitária soam eficazes na eliminação do coronavírus”, informou Mateus Westin. infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
A dedetização de ambientes para enfrentar o coronavírus é necessária?
Não existe nenhuma informação oficial de que animais domésticos ou pragas urbanas possam transmitir o coronavírus para os seres humanos. Mas isso quer dizer que eles não são infectados, mas eles podem carregar o vírus em seu corpo para outros ambientes, assim com os humanos fazem.
Por isso, a presença de pragas urbanas conhecidas, como as baratas e os ratos, pode aumentar as transmissões, já que elas podem carregar o vírus em seus pelos e patas. Enquanto a taxa de transmissão é bem mais alta de humano para humano, é preciso tomar cuidado com todos os vetores.
Por isso, em casos de infestação de baratas, ratos e formigas em residências, recomendamos a dedetização de ambientes para garantir uma melhor prevenção contra o coronavírus.
Limpeza de caixa d’água também pode ajudar
Você sabia que a caixa d’água é um grande vetor de diferentes bactérias e doenças? Um reservatório com uma manutenção deficiente apresenta um grande problema para os seres humanos.
Existem diferentes doenças que podem ser transmitidas pela água suja na caixa. O pior é que quase todas essas doenças se assemelham muito aos sintomas do coronavírus, o que pode fazer com que a pessoa inicie um tratamento inadequado e tenha um quadro agravado de outros problemas de saúde.
Dificilmente o coronavírus se espalha pela caixa d’água, mas esses outros vetores podem apresentar problemas graves e se não tratados de forma correta, podem ser fatais em várias determinações.
A limpeza de caixa d’água é fundamental e deve ser realizada duas vezes por ano, mesmo em períodos onde não há casos de pandemia no mundo. A sua saúde é muito importante e precisa ser cuidada de forma correta.
Para garantir a melhor limpeza de caixa d’água e os melhores serviços de dedetização, conte com EcoServiços!
Conheça também o serviço de sanitização de ambientes oferecido pela EcoServiços.
0 comentários