Conheça os riscos da picada de escorpião

por | ago 31, 2021 | Dedetização, Dicas, Limpeza | 0 Comentários

Riscos da picada de escorpião

O aparecimento de pragas urbanas vem aumentando a cada ano e ao mesmo tempo crescem os riscos da picada de escorpião. O animal pode ser encontrado em todas as regiões do país, principalmente nas zonas rurais e de periferia, mas há casos em que surge nas grandes metrópoles.

Por isso, é fundamental que você conheça os riscos da picada de escorpião, assim como pode tomar medidas para prevenir uma infestação desse bicho em sua residência na cidade, casa no campo, na praia, ou qualquer tipo de estabelecimento.

Antes de mais nada, deve-se ressaltar a preferência do escorpião pelo clima quente, ou seja, o Brasil é bem propício para a proliferação desse inseto.

Do mesmo modo, trata-se de um aracnídeo muito perigoso e que pode causar problemas gravíssimos, principalmente em crianças. Uma simples picada pode causar danos severos ao corpo humano ou até mesmo levar à morte.

Para ficar por dentro de tudo sobre o assunto, acompanhe o artigo e conheça os riscos da picada de escorpião, como se prevenir e acabar com essa praga urbana de uma vez por todas.

Importância do combate aos escorpiões

De acordo com os especialistas, os escorpiões invadem residências e locais próximos porque encontram ótimas condições para sobreviver e se reproduzir no local.

Esse aracnídeo tem como origem a região do cerrado, mas por causa dos constantes desmatamentos na região, acabam buscando abrigo e alimento em áreas urbanas. Cada vez mais vão migrando para outros biomas.

Segundo biólogos e pesquisadores da espécie, escorpiões adoram viver sob entulhos, em buracos na parede e até mesmo dentro de objetos escuros e quentes, como os calçados, por exemplo. Nesses ambientes eles se sentem seguros.

Quando uma pessoa acaba tendo contato com esses itens, transformam-se em um potencial “inimigo”. Assim, os escorpiões ativam seu instinto de sobrevivência e atacam quem invade o espaço deles. Só que a picada desse bicho pode ser letal. Está aí um motivo para entender os riscos e as formas de mantê-los longe.

A picada do escorpião pode ser fatal por conta da presença de um veneno extremamente perigoso para a saúde humana, podendo levar à morte em poucas horas e, às vezes, minutos. Idosos e crianças, pela imunidade frágil, são as maiores vítimas dos insetos.

Atenção:

O escorpião ataca quando se sente ameaçado. Portanto, muita atenção na hora de acessar e tocar estruturas e recipientes que possam servir de abrigo.

Caso perceba a presença do aracnídeo ou consiga avistá-lo é preciso agir com rapidez na sua remoção. A urgência na retirada do bicho do ambiente é fundamental para que ele não se reproduza e acabe causando maiores problemas.

Mas para que essa remoção seja feita com segurança, é indicado chamar um especialista no assunto. A Ecoserviços dispõe de profissionais gabaritados na eliminação de pragas urbanas diversas, incluindo os escorpiões.

Quando não se tem conhecimento sobre as características do inseto, é bem arriscado manuseá-lo. A equipe da Ecoserviços tem os aparatos ideais para remover todos os bichos do local e evitar que surjam outros, garantindo 100% de proteção à família que mora no ambiente afetado.

Como evitar uma infestação por escorpiões 

Há práticas simples que podem ser efetivas na hora de evitar uma infestação ou o aparecimento de escorpiões em diversos locais. Elas são indicadas como profilaxia e não tratamento, ou seja, servem para deixar os bichos longe e não para eliminá-los do local.

Como já falamos em tópicos anteriores, os escorpiões buscam locais que ofereçam abrigo e alimento para eles se instalarem e se reproduzirem.

Dentre os locais preferidos para esse tipo de aracnídeo se abrigar, podemos destacar:

  • Buracos;
  • Frestas;
  • Tijolos;
  • Blocos;
  • Pedras;
  • Entulhos;
  • Calçados (Botas, tênis e etc.).

Ademais, a oferta de comida também chama a atenção dos escorpiões, que se alimentam principalmente de insetos. Desse modo, a principal medida de proteção é evitar qualquer chamariz para insetos de qualquer natureza.

Para isso, deixe o local sempre higienizado e organizado, nunca acumule entulho e restos de materiais de construção. Também busque fazer a manutenção periódica do jardim, aparando a grama e retirando as folhagens. E caso tenha terrenos baldios próximos, é essencial garantir a limpeza deles.

Na hora de fazer a limpeza, use materiais para sua proteção como luvas, botas e roupas que protegem todo o corpo. Caso perceba a presença de buracos e frestas nas instalações da propriedade, realize a vedação dos mesmos.

Quando for colocar calçados, confira para ter a certeza de que não tem nenhum inseto dentro. Outras medidas são: afastar as camas da parede e sacudir roupas antes de vesti-las.

Não se esqueça também de remover restos de comida, sujeiras e evitar umidade dentro dos lares.

A limpeza rotineira do local é a principal maneira de deixar os escorpiões longe da propriedade. Além disso, converse com as pessoas do bairro caso perceba a presença desse aracnídeo na região, para que todos se unam para proteger o local.

No entanto, caso perceba uma infestação por esse aracnídeo é preciso contar com uma empresa especializada na remoção dessa praga. Uma das principais do mercado é a Eco Serviços.

A empresa conta com profissionais qualificados e constantemente treinados, tendo como objetivo oferecer o melhor serviço de dedetização, devolvendo o conforto, segurança e bem-estar aos clientes.

OS ESCORPIOES SÃO PREDADORES NATURAIS DAS BARATAS

Escorpião comendo barata

FAÇA TAMBEM UM DEDETIZAÇÃO PARA ELIMINAR A FONTE DE ALIMENTO, pois o tratamento contra escorpiões também deve fazer uma dedetização geral, eliminando pois insetos.

Principais riscos da picada do escorpião e como acabar com eles

Existem cerca de 1.500 espécies de escorpiões, dessas 30 produzem um veneno altamente tóxico que pode levar seres humanos à morte.

Caso o devido atendimento médico demore, o risco da letalidade na picada aumenta. É fundamental procurar ajuda de um médico para conseguir identificar a espécie de escorpião para decidir qual será o melhor tratamento.

Em pessoas adultas e sem comorbidades os sintomas mais comuns são: Dor, formigamento e inchaço na região da picada.

Contudo, em crianças e pessoas mais idosas os sintomas podem ser muito mais graves, veja abaixo:

  • Falta de ar;
  • Contração muscular;
  • Suor excessivo;
  • Náusea e vômito;
  • Hipertensão;
  • Taquicardia ou arritmia;
  • Choque anafilático;
  • Movimentação estranha na cabeça, pescoço e olhos.

Os riscos de uma infestação por escorpiões são tenebrosos e podem levar à morte. Por isso, para garantir a segurança do ambiente é primordial contar com uma empresa especializada no assunto.

Conclusão

Os escorpiões possuem alta resistência a produtos químicos comuns vendidos em supermercados. Sendo assim, para conseguir 100% de eficiência, o mais recomendado é recorrer a atendimento especializado.

Na Ecoserviços, o escopo de produtos e equipamentos são liberados pela Anvisa e demais órgãos reguladores. Além disso, os profissionais farão uma inspeção no local para realizar o diagnóstico real da infestação, estudando o caso especificamente.

Ligue EcoServiços

Esperamos que tenha gostado do artigo. Compartilhe com quem precisa saber disso!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.