Limpeza e manutenção de caixa d’água: qual é a periodicidade

por | maio 4, 2021 | Legislação, Limpeza | 0 Comentários

Limpeza Caixa d'Água

Uma das principais dúvidas referentes à limpeza e manutenção de caixa d’água é sobre a periodicidade ideal. Afinal, qual o intervalo recomendado para que esse serviço seja realizado?

Saber esse protocolo é importante para manter a caixa d’água sempre protegida de microorganismos, não gerando riscos para as pessoas que forem consumir a água.

Lembrando que o ideal é que esse serviço seja realizado por empresas especializadas, as quais normalmente informam sobre a frequência correta e até geram certificações com o calendário para cada caso.

A Ecoserviços é uma das opções seguras para os brasileiros que desejam limpar caixas d’águas de residências, condomínios, indústrias, comércios, prédios públicos, entre outros estabelecimentos.

Com mais de 30 anos de experiência, a empresa tem equipes qualificadas para limpar esses equipamentos em quaisquer alturas e até mesmo em locais de difícil acesso. Além disso, após a finalização, dispõe de uma garantia de até três meses.

Há diversas maneiras de realizar limpeza e manutenção de caixa d’água.  O que acha de conhecer mais como elas acontecem e descobrir qual o padrão relativo à periodicidade? Confira todas as informações no decorrer deste artigo!

Instalação e primeira limpeza da caixa d’água

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as caixas d’água mais recomendadas atualmente são as feitas de polietileno de alta densidade (PEAD), material mais resistente e leve, além de atóxico e aprovado pelo Ministério da Saúde.

Elas são voltadas para qualquer local que precise de reservatório de água potável para consumo humano. E como há diferentes marcas no mercado, é imprescindível ficar atento ao manual de instalação que cada uma propõe.

Após a instalação, há um protocolo para o primeiro uso, que normalmente consiste em encher a caixa d’água por completo e usar todo o seu conteúdo para ações domésticas, como lavar o quintal, por exemplo. Logo após, pode-se encher novamente o utensílio para utilização comum.

Posteriormente a esse período inicial, os usuários devem ficar atentos quanto à manutenção que precisa ser feita nessa caixa d’água. A primeira limpeza é essencial, contudo, as próximas também devem ser consideradas para garantir a qualidade da peça, assim como da água consumida por todos.

Vale frisar que a caixa d’água precisa ser instalada corretamente, de preferência por quem tem experiência nesse tipo de serviço.

Segundo manual da Amanco, uma das marcas mais conhecidas de reservatórios de água e outros itens hidráulicos, deve-se fazer a instalação “somente sob uma base plana, rígida, lisa, nivelada e sem contato com superfícies pontiagudas”.

Também não recomenda-se instalar a caixa d’água sobre vigas, estrados, grades, ou perfis metálicos, seja qual for a capacidade volumétrica delas.

Ademais, há outras indicações importantes:

  • As caixas d’água nunca devem ser enterradas;
  • O fundo do reservatório deverá estar integralmente apoiado na base de assentamento;
  • O reservatório não deve ser assentado diretamente sobre o solo ou ser enterrado. 

Importância da manutenção de caixa d’água

Quando a instalação ocorre de maneira segura e de acordo com as normas, não haverá qualquer problema no decorrer deste uso, a não ser a demanda pela manutenção periódica.

Essa manutenção engloba a limpeza completa da caixa d’água, realizada preferencialmente por empresas qualificadas, como é o caso da Ecoserviços. Tal ação requer habilidade e cuidados específicos.

Primeiro porque normalmente esse item fica em locais altos e de difícil acesso. Segundo porque os profissionais que já atuam com isso têm não somente o conhecimento necessário, como também todos os materiais recomendados pela Anvisa e o Ministério da Saúde. 

Além disso, empresas do ramo disponibilizam ao final do serviço uma garantia, algo que você não teria se fizesse a limpeza da sua caixa d’água sem ajuda especializada. Portanto,coloque na ponta do lápis se é possível contratar mão de obra, pois vale muito a pena.

Limpeza da caixa d’água é um investimento

Sim, a limpeza periódica da caixa d’água, seja de comércios, condomínios ou residências, é considerada um investimento. Afinal, a água que consumimos precisa estar armazenada em recipientes devidamente higienizados para não incorrer em riscos à saúde. Caso contrário, pode se tornar um vetor de doenças diversas tanto para humanos quanto para animais.

Ou seja, promovendo toda a manutenção no tempo certo, você proporciona segurança a todos os consumidores da água contida nesta caixa. Evita, assim, gastos com medicamentos, consultas, internações, e mantém a saúde em dia, claro – algo que definitivamente não tem preço.

Caixa d'água antes e depois de limpeza

Falando em dinheiro: muitas vezes, a contratação de uma empresa especializada para limpar a caixa d’água pode não ser uma das coisas mais baratas. Porém, diversas empresas fecham pacotes com preços promocionais de acordo com a quantidade de manutenções. Além do mais, existe um ótimo custo x benefício, pois você não precisará ter toda a mão de obra e ainda terá a garantia, conforme já expusemos por aqui. 

Periodicidade para manutenção e limpeza da caixa d’água

Por fim, precisamos falar sobre o tempo ideal para fazer a limpeza da caixa d’água. Afinal, quando é que esse material começa a acumular sujeira e significar um risco à saúde dos consumidores? 

Bom, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o ideal é que a higienização completa da caixa d’água, independente de onde ela esteja instalada, seja feita com intervalo de seis meses entre uma e outra. 

A empresa ainda informa que, quando chega dos canos da rua, a água está devidamente livre de microorganismos nocivos à saúde. Ou seja, pronta para consumo. Entretanto, o cenário muda caso a caixa d’água esteja suja.

Desse modo, para garantir um consumo saudável de água em sua casa, empresa, indústria, escola, ou qualquer outro recinto, deve-se manter a caixa d’água limpa e desinfetada.

Marque no calendário a data certa para fazer essa limpeza, sempre considerando seis meses de intervalo.

Lembre-se de programar o dia da limpeza da caixa d’água com antecedência, afinal, trata-se de um serviço que demanda horas de dedicação. Ainda que seja uma empresa especializada que irá realizar, é preciso ter um responsável no local.

Limpeza de Caixa d'Água EcoServiços

Para entender melhor como funciona o processo de manutenção, acesse o site da Ecoserviços clicando aqui. Lá você encontra todas as informações e um campo específico para pedir seu orçamento. Até uma próxima vez!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *