Como afastar pombos do telhado: confira essas dicas

por | jul 17, 2020 | Pombos | 0 Comentários

Como espantar pombos do telhado

Os pombos são considerados pragas urbanas por estarem diretamente ligados à diferentes doenças e à vários danos a propriedades. No entanto, ao mesmo tempo, essas aves são protegidas por lei e que não podem ser abatidas sem prévia autorização. Com isso, afastar os pombos do telhado depende de diferentes ações, que devem ser adotadas de forma efetiva.

Os pombos são aves que, apesar de à primeira vista parecerem inofensivas, trazem consigo uma série de problemas. Quando em quantidade elevada e fora de controle, os pombos podem provocar sérios danos materiais e a saúde das pessoas.

Aos poucos a conscientização sobre esses animais vem aumentando em todos os locais, principalmente nos grandes centros urbanos onde são um problema constante. Mas muito além da sujeira que esses pombos causam, as doenças que eles carregam são muito piores e podem até ser fatais.

Está com problemas de pombos? Continue lendo este artigo da EcoServiços para aprender mais sobre essas aves e, principalmente, como se livrar delas sem infringir nenhuma lei.

Quais os riscos oferecidos pelos pombos?

Antes de entendermos porque eliminar os pombos de diferentes ambientes, primeiro precisamos esclarecer quais são os riscos que esses animais causam paras pessoas. Os pombos são vetores de mais de 60 doenças, no entanto, as mais graves e mais comuns são:

  • Criptococose – A Criptococose é uma doença causada pelo fungo Cryptococus neoformans, presente nas fezes dos pombos. Ela é transmitida pelo ser humano ao inalar as fezes secas dos pombos, que são transformas em poeira. Ela afeta diretamente o pulmão de forma agressiva, mas pode também afetar o sistema nervoso e evoluir para um caso de meningite grave. Conhecida como “A Doença do Pombo”, a criptococose é de tratamento difícil e pode ser fatal.
  • Salmonelose – A Salmonelose, às vezes chamada de Salmonella (nome da bactéria causadora da doença), também presente nas fezes dos pombos, gera uma infecção alimentar que pode ter de sintomas medianos até graves e pode levar a morte.
  • Histoplasmose – Também transmitida pelas fezes do pombo, a doença causada pelo Histoplasma Apsulatum pode levar à febre, dor torácica, tosse, anemia e outros quadros graves, dependendo da capacidade imunológica do infectado.
  • Ornitose – Outra doença causada pela ingestão das fezes dos pombos em forma de poeira. A pessoal infectada pode apresentar febre, vômito, calafrio, mialgia, tosse, cefaleia, acompanhados por comprometimentos das vias aéreas superiores e inferiores.

Além dessas doenças, temos também as dermatites causadas pelos piolhos dos pombos, que podem levar a problemas de pele grave, além de serem um grande inconveniente.

Usar bombinhas e rojões para afastar os pombos

Algumas pessoas adotam os barulhos altos para fazer com que os pombos se afastem. Uma das formas utilizadas é os sons altos através de rojões e bombinhas. A ideia é simples: Usar o barulho alto para espantar os pombos de um local, assim eles ficam com medo e não retornam.

Enquanto esse é um procedimento com rápido resultado em curto prazo, é uma péssima solução no longo prazo. Isso porque os pombos são animais de rápida adaptação, aos poucos eles param de ligar para os barulhos altos e não ficam mais assustadas.

O mesmo serve para quem tenta espantar os pombos utilizando estátuas de gaviões, falcões ou corujas.

Então como afastar pombos do telhado?

Remover os pombos do telhado exige muitos cuidados, mas principalmente uma solução definitiva para que os animais não retornem depois de terem sido removidos do local.

O primeiro passo é retirar as aves que já estão alojadas no ambiente. Isso é feito através de remoção direta ou então através de armadilhas. Essa etapa deve ser feita por uma equipe profissional para evitar problemas de infecção com as muitas doenças que citamos durante o texto.

Os animais são removidos e levados até um pombal, onde são mantidos por cerca de 15 dias, antes de serem soltos em uma área de vegetação onde encontrarão abrigo, alimento e água. Essas áreas são escolhidas justamente por oferecer tudo o que o pombo precisa para se manter seguro, evitando que ele volte a procurar ambiente ideal em áreas urbanas.

Lembrando que todo esse procedimento deve ser feito de forma que não haja nenhum maltrato contra os animais, de acordo com a lei vigente.

E como evitar que os pombos voltem?

Para evitar o retorno dos pombos, primeiro é necessário realizar um bloqueio físico das passagens e dos locais onde eles podem estar alojados em um ambiente. Marquises, vãos abertos e outros detalhes da construção precisam ser bloqueadas com redes ou outros sistemas de bloqueio.

Algumas dessas barreiras incluem as molas, telamento e o uso de espículas, todas feitas para evitar que o pombo consiga permanecer em um local. Esses também são procedimentos que não causam nenhum tipo de dano ao animal.

Há também a possibilidade de utilizar equipamentos com campos eletromagnéticos e repelentes eletrônicos sonoros para criar uma área de proteção contra esses animais.

Como impedir que os pombos apareçam no telhado

Para quem quer evitar que os pombos apareçam pela primeira vez é importante evitar o que é chamado de 4 As. Acesso, Abrigo, Água e Alimento. Esses são os fatores que fazem as pragas urbanas se alojarem em um ambiente e proliferarem.

Ao interromper o acesso e bloquear abrigados, os pombos não vão conseguir criar ninhos, evitar a oferta de água e alimento também faz com que eles não fiquem no local.

Como afastar pombos do telhado: A solução definitiva!

Quer se livrar de uma vez por todas dos problemas gerados por pombos? Contrate uma empresa especializada. Para se obter uma solução eficiente, não adianta tentar métodos caseiros, pois pombos são aves inteligentes e se adaptam fácil e entram em locais que você nem imagina. Quando você liga para a EcoServiços, você tem a tranquilidade de contar com uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos prestando serviços com a qualidade que você precisa.

Nós, da EcoServiços, temos total consciência ambiental e por isso, nosso serviço de controle de pombos implica em captura-los de forma segura e soltá-los em local adequado, que não venha atrapalhar outros locais ou pessoas, e dessa forma, limpando e tratando o seu ambiente, além de, quando necessário, instalar barreiras físicas que impedem sua aproximação.

Controle de Pombos EcoServiços

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *