Como acabar com pulgas dentro de casa

por | set 2, 2021 | Dedetização, Dicas | 0 Comentários

Como acabar com pulgas dentro de casa

Entender como acabar com pulgas dentro de casa é importante para manter o conforto de todos que habitam o ambiente. Presentes no mundo todo, esses insetos são muito comuns em locais com clima tropical, como é o caso do Brasil.

Pode-se dizer que as espécies mais populares são aquelas que se hospedam em cães e gatos. As pulgas que se hospedam em cães são cientificamente conhecidas como Ctenocephalides canis e as que se hospedam nos gatos, Ctenocephalides felis.

Além disso, existem espécies que atacam humanos. De todo o modo, são pragas urbanas que se alimentam de sangue. Portanto, precisam de um hospedeiro para conseguirem sobreviver.

Apesar de muito pequenas: entre 1 e 8,5 mm de comprimento, as pulgas representam um perigo à saúde e qualidade de vida. Para se ter ideia, elas foram as causadoras da epidemia de peste bubônica, doença proveniente das pulgas dos ratos. A crise foi tamanha, que devastou a população da Europa, no século XIX.

Sem poder voar, as pulgas usam a habilidade de saltar para se infestarem. Conseguem pular 20 cm verticalmente e 40 cm horizontalmente.

Está enfrentando problemas com pulgas? Acompanhe o artigo para entender como acabar com esses insetos de uma vez por todas.

Importância de acabar com pulgas dentro de casa

As pulgas se alimentam basicamente do sangue dos seus hospedeiros, fato que gera um grande desconforto e até mesmo a perda da qualidade de vida.

Quando elas se reproduzem, deixam os ovos no hospedeiro que, por vezes, podem cair no chão e demorar dias ou semanas até liberar uma larva. Para se ter uma ideia do potencial reprodutivo desse inseto, uma pulga fêmea, depois de fecundada, pode colocar entre 200 e 400 ovos por dia.

Desse modo, uma infestação por pulgas pode acontecer em pouco tempo e caso não seja devidamente controlada, representa um perigo para os animais domésticos e seres humanos que habitam o local.

É importante saber que as pulgas não causam apenas incômodo, mas também são potenciais transmissoras de doenças. Como citamos anteriormente, foram as responsáveis pela transmissão da peste bubônica. Mas além dessa praga, podem ocasionar outras doenças como o Tifo Murino em seres humanos e a Dipilidiose em animais domésticos como cães e gatos.

Por conta disso, o controle populacional das pulgas é importantíssimo para manter o conforto, higiene e segurança. De acordo com a Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), caso o devido controle não seja realizado, sempre haverá riscos à saúde humana.

Como evitar pulgas dentro de casa

As pulgas adoram locais com poeira e que proporcionem calor. Por isso, manter a casa limpa e arejada é essencial para evitar sua infestação. Além disso, elas gostam de se instalar principalmente em frestas de assoalhos, costuras de carpetes e estofados.

Como eliminar pulgas

O ideal, segundo especialistas, é aspirar os ambientes, incluindo sofás e tapetes, colchões, e todos os locais que possam acumular pulgas. Essa limpeza deve ser periódica quando há uma infestação identificada, sendo necessária que aconteça todos os dias.

Limpe as seguintes superfícies:

  • Piso;
  • Carpetes;
  • Rodapés;
  • Sofás;
  • Cadeiras;
  • Almofadas;
  • Colchões.

Essa higienização simples ajuda a remover possíveis ovos e pulgas adultas inseridas nesses locais. Mas quando há uma grande infestação, essa medida caseira pode não resolver. Em casos graves, é imprescindível chamar empresas confiáveis de dedetização, como a Ecoserviços.

Como acabar com pulgas dentro de casa

Como falamos anteriormente, manter a casa sempre limpa é uma maneira eficaz de evitar e acabar com possíveis focos de pulgas, evitando sua proliferação. Contudo, algumas residências acabam sendo mais propícias que outras, oferecendo um local cheio de oportunidades para esses insetos se reproduzirem.

As pulgas adoram poeira, carpetes, tapetes e móveis estofados, além de frestas em pisos de madeira como o taco, por exemplo.

Muitas pessoas investem em técnicas caseiras para acabar com pulgas dentro de casa. Em algumas situações, os métodos podem amenizar a proliferação, mas não tratar o problema de fato.

Por se reproduzirem rapidamente, fica praticamente impossível lidar com a infestação sem ajuda profissional. Principalmente quando se tem um ou mais animais domésticos.

Serviços de dedetização e desinsetização como os oferecidos pela Ecoserviços são a melhor maneira de acabar com pulgas dentro de casa, além de eliminar outras pragas como cupins, carrapatos, baratas, entre outros.

Conclusão

Pulgas são pragas urbanas muito comuns, mas ainda assim merecem sua atenção. A qualquer sinal de infestação, passe a tomar medidas de limpeza frequente em sua casa e chame a Ecoserviços para te ajudar na eliminação dessas pragas.

A Ecoserviços tem mais de três décadas de atuação no mercado de desinsetização e dedetização. Nossos profissionais podem atender ao seu chamado com expertise e a garantia de problema resolvido.

Ligue EcoServiços

Conte o seu problema e solicite um orçamento!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.