Como acabar com pombos: saiba como se livrar desse problema

por | maio 22, 2020 | Pombos | 0 Comentários

Como acabar com pombos

Os pombos são algumas das pragas urbanas mais comuns do dia a dia e representam um grande risco para a saúde dos seres humanos e para as pessoas em vários ambientes diferentes. Essas aves são vetores de diferentes problemas respiratórios perigosos e que podem levar ao risco de morte.

No entanto, mesmo com esses muitos riscos, os pombos são protegidos por lei e não podem ser eliminados de forma tradicional, como outras pragas urbanas como os ratos e baratas. Com isso, o controle desses animais é muito mais técnico e exigido muito mais cuidados e muito mais conhecimentos.

A EcoServiços atua dentro do setor de controle de pragas com as melhores ferramentas e melhores práticas, garantindo sempre um resultado definitivo e com sucesso. Tudo sem deixar de estar de acordo com as leis que regulam essas ações.

Para você estar mais preparado para lidar com essas pragas urbanas, é preciso ter conhecimento! E é por isso que estamos trazendo este artigo sobre como você pode se livrar dos pombos.

O que a legislação diz sobre os pombos?

Existem dois leis diferentes relacionados ao manejo e controle de pombos. Ambos esclarecem que matar pombos é crime, por isso, eles não podem ser eliminados como outras pragas urbanas e não é permitida o uso de veneno para acabar com pombos.

As normas e leis que determina como é o funcionamento da lei nesses casos são:

  • Lei 9605/98
    • Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O capítulo V fala sobre os crimes contra a fauna, cujo o qual os pombos fazem parte.
  • Decreto 6514/08
    • Dispõe sobre as sanções que um indivíduo possa receber ao contrariar a lei ambiental como multas e demais punições sobre o assunto.

Com isso em mente, nem uma pessoa física nem uma empresa pode realizar qualquer tipo de controle que maltrate o animal de qualquer forma.

Por isso, o procedimento de controle de pombos vem exclusivamente do controle mecânico, com captura dos animais e liberação em um local afastado do ponto de captura.

Como evitar os pombos em um ambiente?

Para evitar que os pombos continuem chegando em um ambiente, é preciso realizar uma análise técnica detalhada para determinar quais os pontos vulneráveis a presenças desses animais. É então escolhida a melhor forma de barreira física para evitar a presença deles.

Existem diferentes tipos de barreiras empregadas no controle de pombos. Algumas das mais eficientes são:

Rede de proteção

Muito utilizada para a proteção em janelas e sacadas de prédios, essas redes também podem ser uma grande aliada contra os pombos. Elas são utilizadas para bloquear vãos livres que podem permitir o acesso dos pombos para forros ou marquises.

A tela deve ser instalada na entrada de um telhado, com o objetivo de impedir que as pombas façam ninhos.

A grande vantagem das redes fica por conta de um valor mais acessível em relação a sua grande eficiência. No entanto, ela não pode ser utilizada em todos os locais, principalmente em muros.

Espículas

As Espículas são pequenas hastes de metais, que são colocadas em muros, sacadas, telhados e qualquer outro ponto de interesse para os pombos, principalmente onde eles gostam de pousar. Essas pequenas estacas, sem pontas, evitam que as aves consigam pousar ou construir ninhos.

Elas então evitam a proliferação dessas pragas urbanas em diferentes ambientes. Também muito eficientes e com um excelente custo-benefício, essa é uma das principais opções do mercado para acabar com pombos.

Fitas elétricas

As fitas elétricas possuem a mesma função das espículas, causar desconforto e tornar o local nada atrativo para os pombos. O choque é uma descarga bem leve e que não tem capacidade de matar o animai, apenas assustá-lo.

As fitas elétricas possuem a desvantagem de serem mais caras do que os outros procedimentos indicados, apesar de muito eficientes.

Como não atrair pombos?

O mais importante para que os pombos sumam de um ambiente de vez é não oferecer nenhum tipo de abrigo ou alimento para eles. Se os pombos encontrarem um local que podem fazer ninhos, se alimentar e beber água, eles vão se proliferar.

Sendo assim, é necessário:

  • Remover toda fonte de alimento dos pombos: Pombos se adaptaram perfeitamente ao ambiente urbano, isso quer dizer que eles estão acostumados a comer o que se acha pela rua. Com isso, acumulo de lixo, restos de comida, até mesmo a ração de animais são alimentos para essas aves. Eliminar esses dejetos de onde os pombos ficam podem desmotiva-los a permanecer no local. Isso, é claro, também inclui não alimentar os pombos
  • Acabe com possíveis abrigos: Outro fator fundamental para que os pombos e outras pragas urbanas fiquem procriem em grande número é o abrigo. Por isso, utilize os equipamentos citados no texto para evitar que os pombos possam se alojar em um ambiente.
  • Também elimine a água­­: Vazamentos em canos, excesso de água da chuva e a caixa d’água aberta podem servir de fonte de água para os pombos, o que aumenta proliferações.

Unindo essas táticas com os equipamentos, é possível realizar o controle de pombos em diferentes ambientes.

Ajuda profissional para acabar com os pombos

Antes de comprar os equipamentos necessários para acabar com os pombos, é preciso ter acompanhamento técnico para garantir que todos os procedimentos corretos sejam adotados. Por isso, você precisa contar com a EcoServiços!

Proteção contra pombos

Nós iremos analisar a situação e determinar quais são as medidas a serem realizadas. Realizamos também a captura dos pombos e a remoção dos ninhos, com segurança para nossos funcionários e também para as aves.

Vale lembrar que as fezes dos pombos carregam diversas bactérias que podem ser prejudiciais para o sistema respiratório humano (causando doenças graves como a criptococose, Histoplasmose e outros).

Por isso, nunca é recomendado realizar o combate aos pombos sem nenhum tipo de conhecimento ou apoio profissional.

Com isso em mente, a EcoServiços é a opção certa para ter um controle de pombos eficiente e sem sustos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *