Como acabar com infestação de carrapatos

por | set 2, 2021 | Dedetização, Dicas | 0 Comentários

Como acabar com infestação de carrapatos

Como acabar com infestação de carrapatos? Você já passou por problemas envolvendo esses invasores? Tal inseto é sempre lembrado por se aproveitar de animais rurais ou domésticos, assim como afetar humanos que convivem no local da infestação.

Muitas pessoas acreditam que se trata de um bicho somente encontrado no campo. entretanto, é considerado pela Aprag de demais órgãos de controle, uma praga urbana assim como ratos, baratas e percevejos.

Embora pareçam bichinhos inofensivos, os carrapatos são aracnídeos e transmitem diversas doenças que podem ser fatais quando não tratadas adequadamente.

Desse modo, é essencial entender como evitar e acabar com uma infestação de carrapatos. Para isso, existem algumas técnicas simples para casos brandos e profissionais, quando se trata de uma situação complexa.

Entenda neste artigo como acabar com infestação de carrapatos de uma vez por todas!

Importância do controle de carrapatos 

Como falamos acima, os carrapatos são considerados pragas urbanas. Sendo assim, realizar o devido controle é fundamental para não colocar em risco a saúde de quem vive no local.

Segundo a Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas) os carrapatos são animais que se multiplicam desordenadamente e representam sérios riscos à saúde humana.

Vale destacar que perceber a presença de carrapatos no ambiente é muito difícil. A maioria das pessoas só percebe que eles estão no local quando enxergam marcas e manchas deixadas por eles após sugarem o sangue de humanos ou animais domésticos.

Falando em bichos de estimação, estes são os potenciais hospedeiros de carrapatos, podendo abrigar o chamado “carrapato marrom”, que é mais inofensivo do que o perigoso “carrapato estrela”.

Importância do controle de carrapatos

Fazer uma vistoria diária nos animais é crucial para perceber se eles têm carrapatos, pulgas ou demais problemas. Assim fica mais simples de fazer o controle e eliminar o problema logo no início. Lembrando que os humanos não estão livres de serem atacados.

A contaminação é vertiginosa e os sintomas dolorosos, sobretudo quando a doença é diagnosticada tardiamente. Dentre as mais sérias, podemos destacar a febre maculosa que pode inclusive causar a necrose da pele.

Incansáveis na busca de sangue, eles morrem caso fiquem sem a chance de se hospedar em animais ou humanos. Ademais, são bichos que adoram atacar em épocas de calor. Segundo especialistas, é essencial redobrar os cuidados em dias ensolarados de verão, prestando a atenção em superfícies de ambientes desconhecidos, como praias, parques, etc.

Como evitar uma infestação de carrapatos  

Manter uma rotina de prevenção é a melhor forma de evitar a infestação por carrapatos. Aplicar métodos de controle deixarão esses bichos longe dos animais domésticos e dos seres humanos.

Limpeza e proteção

Uma boa dica é realizar a limpeza frequente no ambiente, principalmente se estiver próximo a áreas de matas, terrenos baldios e vegetação.

A manutenção deve ser realizada tanto em áreas rurais quanto urbanas. Além disso, quem possui jardim em casa precisa deixar a grama sempre aparada.

É importantíssimo também manter as casinhas dos animais sempre limpos e vedados, prevenindo a contaminação contra carrapatos e outras pragas.

Caso precise ir ao campo, procure utilizar vestimentas que cubram as pernas e os braços, sobretudo em áreas de pasto.

Proteja os animais

Proteger devidamente os animais também é uma das melhores formas de se prevenir contra os carrapatos. Sendo assim, faça uma análise do seu animal, focando sobretudo nas orelhas, barriga e nas patas. 

Caso encontre algum carrapato, leve o animal ao veterinário para que o profissional receite um remédio específico para tratar a contaminação. Além disso, mantenha a higiene e os banhos do animal em dia.

Se for passear com o seus pets, busque deixá-los afastados de áreas gramadas. No entanto, verifique sempre o corpo do animal e o seu após a realização do passeio. Quando se trata da criação de gado, cavalos e demais animais de grande porte, faça uma vistoria sempre que possível e conte com ajuda profissional.

Aliás, a checagem dos espaços que têm potencial de contaminação e infestação é sempre válida. Verifique paredes, cantos de móveis, frestas e buracos. Caso perceba a presença de carrapatos, o mais indicado é entrar em contato com quem entende do assunto – a Ecoserviços tem mais de 30 anos de experiência na eliminação de carrapatos de ambientes urbanos e rurais.

Como acabar com infestação de carrapatos 

Ao ver o ambiente tomado por esses bichinhos, muitas pessoas entram em pânico. Afinal, como acabar com infestação de carrapatos sem que eles voltem a incomodar?

Primeiro, é importante entender que caso aconteça uma infestação, métodos caseiros não serão devidamente efetivos no combate ao problema. O mais indicado é manter a limpeza do ambiente com a maior frequência possível para não aumentar a população de carrapatos. Mas só isso não resolverá.

Por se tratar de um inseto que se reproduz rapidamente e causa estragos, sobretudo em animais domésticos, é recomendado chamar ajuda especializada assim que enxergar indícios de sua presença.

A Ecoserviços realiza inicialmente uma inspeção para diagnosticar o nível da infestação por carrapatos, quais os principais focos, entre outras medidas para montar um plano de ação eficaz. Em seguida, serão utilizados produtos químicos específicos para controlar e acabar com a infestação, todos devidamente aprovados e liberados pela Anvisa.

Vale destacar que a dedetização acabará com os principais focos para o desenvolvimento de ovos, assim como em locais que eles costumam se abrigar. Posteriormente, é realizado um controle mecânico por meio de telas, armadilhas, colantes e equipamentos com alta tecnologia para deixar o local livre de carrapatos. 

A desinsetização profissional é altamente confiável, não causa mal aos animais domésticos e proporciona a garantia de que os carrapatos serão 100% eliminados. 

Conclusão 

Percebeu a presença de carrapatos? Então fique atento em seu animal de estimação ou de criação no campo. Logo após, conte com a ajuda de um veterinário para tratá-lo corretamente, ajudando a conter o avanço da praga, assim como para manter a saúde do pet.

O auto serviço não é indicado, pois os melhores produtos para o controle de carrapatos só podem ser usados por empresas especializadas. Conte com a ajuda de qualidade da Ecoserviços para livrar o ambiente dessa e de outras pragas. Conte para a gente o que acontece e deixe o resto com a gente.

Ligue EcoServiços

Solicite um orçamento!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *