Como acabar com cupim: tudo o que você precisa saber sobre eliminar cupins

por | maio 22, 2020 | Descupinização | 0 Comentários

Como acabar com cupins

Os cupins são algumas das pragas urbanas mais comuns em diferentes ambientes, e, infelizmente, são uma das que mais causam problemas e prejuízos. Os cupins são insetos que consumem a celuloso, um dos principais compostos químicos da madeira e produtos derivados. Por isso, eles tendem a destruir esses materiais. Saiba como eliminar cupins de forma efetiva!

Os cupins são insetos difíceis de serem eliminados de um ambiente onda há a infestação. Isso porque eles são difíceis de serem identificados. As diferentes espécies presentes no ambiente urbano possuem características distintas e que precisam ser conhecidas para poder auxiliar na prevenção e no combate dessas espécies invasoras.

A EcoServiços conta com o melhore atendimento e as melhores práticas para garantir uma eliminação completa e sem nenhuma dor de cabeça. Garantindo a proteção total dos seus móveis, livros e todos os materiais que são afetados por essas criaturas.

Como eliminar cupim

Quais os principais tipos de cupins?

Existem dois tipos principais de cupins que estão entre as pragas urbanas encontradas comumente: os cupins de madeira e os cupins de solo.

Cada espécie possui formas diferentes de se abrigar e de procurar por alimentos. É preciso entender o funcionamento de cada espécie para conseguir identificar quais estão em um ambiente e, mais importante, qual é a foram de eliminar a espécie invasora.

Ambos os tipos de cupins se alimentam de celulose. O que muda é a forma como eles procuram por seus alimentos e, principalmente, onde se abrigam.

Cupins de madeira

Os cupins de madeira são menos agressivos do que os cupins subterrâneos, por isso, são mais silenciosos e podem demorar um bom tempo para serem identificados em um ambiente. Os cupins de madeira se abrigam no móvel ou no lugar que está sendo atacado.

Com isso em mente, ao notar que um local está com sinais de presença de cupins, é provável que os insetos estejam abrigados dentro do ambiente, formando colônias e tuneis.

O principal sinal da presença desses animais é um “pó de madeira”, próximo de móveis e de livros. Geralmente essa é a primeira dica da presença desses animais.

Cupins subterrâneos

Esses, como o nome já indica, são os cupins que vivem em colônias subterrâneas, geralmente formando aqueles morrinhos conhecidos como “cupinzeiros”. Diferente dos cupins de madeira, eles não ficam na peça de madeira que está sendo atacada.

Os cupins subterrâneos fazem uma colônia próxima do local onde há bastante presença de madeira e celulose. Enquanto eles fazem “expedições” para se alimentar, os cupins acabam sempre retornando ao cupinzeiro.

Por isso, o tratamento das peças afetadas não é o suficiente, já que a colônia continuará existindo.

Os danos causados pelos cupins em um ambiente

Como dissemos, os cupins atacam a celulose, presente na madeira. Isso quer dizer que eles se alimentam de todo móvel ou material que possua esse composto químico. O que muita gente não sabe é que eles podem ir muito além da madeira.

Enquanto os cupins podem destruir completamente sofás, mesas, cadeiras e outros móveis, incluindo aqueles feitos de compensados, MDF e MDP, eles também podem destruir livros, documentos, dinheiro e até papeis de parede.

Basicamente, todo composto que é feito com celulose, incluindo papeis, serve de alimento dos cupins. Com isso, eles podem acabar com a decoração de um cômodo em pouco tempo.

Ao contrário do que alguns pensam, por causa de lendas urbanas, os cupins não se alimentam de concreto e não podem causar danos estruturais para um imóvel na parte da alvenaria.

No entanto, eles podem representar um grande risco caso estejam presentes no telhado, já que podem enfraquecer a estrutura que suporta as telhas e causar acidentes.

Soluções caseiras para eliminar cupins funcionam de forma efetiva?

Existem diferentes soluções caseiras que podem ajudar a eliminar os cupins. O uso de óleo de laranja, vinagre e óleo de cravo são eficientes em acabar com essas pragas urbanas, mas apenas em determinadas condições.

Existem diferentes soluções caseiras e que são até mesmo passadas de geração em geração. No entanto, elas servem apenas para acabar com uma infestação que está logo no começo e concentrada em um único móvel.

O querosene também é muito utilizado para tratar peças de madeira que estejam sendo afetadas. No entanto, é um procedimento não muito prático e que exige muitos cuidados. Também funciona apenas em pequenos focos e com os cupins de madeira.

Para uma solução caseira eficiente, o mais importante é consegui identificar a infestação logo no começo e o tipo de cupim que está atacando o local.

O cupim subterrâneo, por ser muito mais agressivo em não estar presente dentro do local afetado, exige diferentes tipos de dedetização e controle, como por exemplo o bloqueio químico.

Em muitos casos, também é necessário realizar a remoção completa do cupinzeiro para evitar que os insetos voltem.

Como eliminar cupins de forma profissional

A melhor solução para lidar com essas pragas urbanas está na contratação de uma empresa profissional. A EcoServiços conta com profissionais especializados para garantir a identificação da área afetada, a espécie de cupim presente no ambiente e, mais importante, o melhor procedimento para a eliminação do cupim.

Uma tentativa frustrada de eliminar os cupins pode não ser apenas prejudicial para as pessoas, gastando dinheiro atoa e até correndo o risco com certos venenos. É possível que a colônia seja fragmentada, se tornando duas ou três menores, o que é muito mais difícil de ser resolvido.

Por isso, na ora de eliminar cupins, é fundamental contar com um procedimento eficiente e que seja feito de forma certeira, evitando que o problema se multiplique e acabe piorando a situação.

Utilizando venenos e procedimentos regulamentados e seguros, eliminamos os cupins completamente e de uma vez por todas.

Com a gente você não arrisca e tem a melhor solução para problemas com diferentes tipos de cupins. Conte com a EcoServiços para eliminar pragas urbanas de diferentes espécies, sempre garantindo a saúde da sua família e a proteção dos seus móveis e bens!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *