Como acabar com baratas em apartamentos

por | set 2, 2021 | Dedetização, Dicas | 0 Comentários

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como acabar com baratas em apartamentos. Afinal, trata-se de uma das pragas urbanas mais populares, causam aversão, medo e nojo, e que pior: não se limitam a ambientes térreos.

As baratas são insetos sinantrópicos, ou seja, conseguem conviver facilmente lado a lado com os humanos. Pode-se afirmar que estão por todos os lados, pois se adaptam a diversos tipos de ambientes.

Por isso, é muito comum nos depararmos com essas peçonhentas em estabelecimentos comerciais, bueiros, ruas da cidades, banheiros, casas, apartamentos, entre outros.

Vale dizer que existem mais de 4.000 espécies de baratas no mundo, mas nem todas possuem hábitos urbanos. No Brasil, apenas duas espécies delas aparecem nas zonas urbanas:

  • A popularmente conhecida como francesinha (Blattella germanica);
  • E a chamada barata de esgoto (Periplaneta americana).

As duas espécies possuem hábitos noturnos e se alimentam principalmente de gordura e açúcar, além de despejar seus ovos em locais escondidos.

Enquanto a francesinha apresenta coloração caramelo e não é voadora, a barata de esgoto tem asas e consegue voar, conseguindo se locomover com mais rapidez e agilidade.

Há quem diga que as baratas não fazem nada de mal. Contudo, é pura mentira. Trata-se de uma das pragas que mais carregam microorganismos nocivos à saúde em seu corpo, como vírus e bactérias.

Para casos esporádicos de aparecimento de baratas, algumas soluções caseiras e inseticidas comprados em supermercados podem solucionar o problema.  Mas em situações drásticas, é preciso dar uma atenção maior e saber como resolvê-las da melhor maneira possível.

Entenda neste artigo como acabar com baratas em apartamentos de uma forma 100% eficiente.

Importância do controle das baratas

Muitas pessoas acreditam que baratas não fazem mal e só estão à procura de alimento. Entretanto, deve-se ter muito cuidado e cautela com a presença delas no apartamento, assim como temos quando aparecem outras pragas como ratos e pulgas, por exemplo.

Dentre as doenças transmitidas potencialmente por baratas, podemos citar:

  • Furunculose
  • Hepatite A
  • Febre tifoide
  • Hanseníase
  • Tuberculose
  • Poliomielite
  • Diarreia

Muitas, não é mesmo? Por isso a importância de não achar que as baratas são apenas meros bichos em busca de alimentos no apartamento.

Como exterminar baratas

O devido controle dessa praga é fundamental para manter a qualidade de vida de todos em perfeito estado. Até porque, ninguém merece ter que ficar levando susto frequentemente ao se deparar com baratas em todo canto do apê.

Como evitar baratas em apartamentos 

Manter a limpeza do apartamento é a chave para evitar o aparecimento de baratas. Essa medida, quando acontece com frequência, costuma surtir efeito em casos normais.

De acordo com a Aprag –  Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas, algumas mudanças realizadas pelas pessoas são fundamentais para que essa praga não se prolifere em casas e apartamentos.

Segundo a organização, deve-se retirar qualquer possibilidade de acesso ao apartamento, oferta de possíveis abrigos, alimento e água. Ao restringir esses quatro fatores, as baratas não conseguem se manter no local, sendo forçadas a abandoná-lo.

Dessa maneira, quem busca evitar o surgimento de baratas, precisa evitar deixar alimentos destampados e em lugares indevidos, o acúmulo de sujeira, lixo, papelão e outros materiais.

Todas essas tarefas são fundamentais para que as baratas não acessem locais no apartamento para que elas se alimentem e se reproduzam.

Para facilitar, abaixo você pode conferir uma lista com cuidados importantes para evitar o surgimento de baratas em apartamentos, veja!

  • Mantenha o apartamento limpo;
  • Realize uma limpeza em todas as superfícies;
  • Quando um alimento / líquido cair já o remova;
  • Feche bem todos os alimentos em potes herméticos ou sacos;
  • Não acumule materiais de construção ou caixas de papelão;
  • Limpe atrás de móveis e dentro das gavetas;
  • Limpe os recipientes de comida dos animais diariamente e, se possível, feche-os durante a noite;
  • Feche as latas de lixo e as higienize sempre que possível;
  • Instale ralos com sistema ‘abre e fecha’ ou tampe-os com algo pesado;
  • Verifique se há frestas, buracos e fendas nas paredes e demais superfícies do apartamento. Se sim, tampe-os com material resistente. 

Como acabar com baratas em apartamentos 

As baratas podem aparecer em apartamentos do mesmo modo que em ambientes térreos. Elas chegam pelos encanamentos e também pelas aberturas da moradia.

Em casos esporádicos, é bem possível contornar o problema com métodos caseiros, como inseticidas vendidos na maioria dos supermercados. Mas em situações complicadas, quando as baratas começam a aparecer com frequência, tudo muda de figura.

O ideal para casos complexos é contar com a ajuda de uma empresa especializada em dedetização e desinsetização. A Ecoserviços, a melhor do mercado nacional, tem equipes treinadas para atender chamados de todos os graus.

Inicialmente, os profissionais fazem uma análise do apartamento para entender por onde as baratas o acessam. A avaliação é fundamental para entender a gravidade da ocorrência, quais espécies de baratas estão no apartamento, assim como os pontos de abrigo, criadouros, para assim conseguir eliminar os focos. 

Conclusão

A Ecoserviços faz o trabalho completo, eliminando baratas e outros tipos de pragas como ratos, pulgas, cupins e outros bichos que podem transmitir doenças para os seres humanos.

Caso o prédio onde você mora não passe por dedetização, sugira para o síndico uma empresa qualificada como a Ecoserviços. O ideal é que esse serviço seja realizado no condomínio inteiro e não só em um apartamento isolado. Mas caso queira um trabalho focado em sua moradia, não deixe de nos contatar, pois também podemos executá-lo de forma igualmente eficaz. Solicite um orçamento!

Ligue EcoServiços

Esperamos que tenha gostado de saber como acabar com baratas em apartamentos. Deixe seu comentário!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *