Percevejo de colchão: como eliminar

por | jul 26, 2021 | Dedetização, Dicas, Limpeza | 0 Comentários

O percevejo de colchão tem esse nome, pois realmente costuma se alojar em colchões e demais estofados. Podem também ser encontrados na estrutura da cama, por colchas, travesseiros, fronhas, móveis do quarto, entre outros. Trata-se de uma praga urbana e precisa ser combatida.

Quando há uma infestação severa desse inseto, o ideal é contar com uma empresa especializada no combate de pragas. Afinal, os percevejos de colchão têm sido cada vez mais resistentes a alguns produtos químicos, segundo os estudiosos.

Mas antes de encontrar métodos para eliminar percevejos de colchão, é preciso saber como eles são, suas características e os hábitos, além dos problemas que eles podem causar. Acompanhe o artigo para conhecer!

O que é percevejo de colchão

O percevejo de colchão é um pequeno inseto, e possui essa denominação porque o seu local predileto para habitar é de fato o colchão. Trata-se de um parasita que se alimenta do sangue das pessoas.

O percevejo de cama dura em média um ano, período em que uma única fêmea consegue reproduzir de 200 a 400 novos ovos, dependendo das condições do ambiente.

Existem diversos tipos de percevejo de colchão, no entanto, as espécies que mais atacam os seres humanos são a Cimex Lectularius e a Cimex hemipterus.

Esses insetos têm hábitos noturnos e por isso adoram se esconder nos colchões da cama. Além disso, muitas pessoas acabam confundindo suas picadas com a de mosquitos ou de pulgas.

Eles estão presentes nos quatro cantos do mundo, e conseguem infestar qualquer local que ofereça condições para sua reprodução.

Problemas causados pelo percevejo de colchão

Os percevejos costumam realizar diversas picadas no corpo humano em busca de sangue. Eles preferem atacar áreas expostas da pele como o rosto, pescoço, mãos, pernas e braços.

Na maioria das vezes as pessoas nem percebem que estão sendo atacadas pelos percevejos. Em geral, somente nos dias seguintes as picadas começam a coçar e os indivíduos conseguem identificá-las.

Vale destacar que as reações podem variar de pessoa para pessoa. Algumas não sentem praticamente nada, enquanto outras sentem uma reação com intensa coceira e vermelhidão na pele.

As picadas tendem a demorar de três a seis semanas para sumir e caso o local esteja infestado, a vítima pode continuar sendo atacada e assim novas marcas surgirão.

De acordo com a classe médica, percevejos de cama não transmitem doenças, mas podem causar reações altamente desconfortáveis na pele das pessoas. E aqueles que forem alérgicos a picadas de insetos podem precisar ser medicados.

Esses sintomas podem acabar desenvolvendo altos níveis de estresse e ansiedade, oriundos da coceira e irritação na pele.

Percevejo de colchão em hotéis

A presença de percevejo de colchão em hotéis é algo mais comum do que se pensa. Muitas vezes ocorre por falta de manutenção na limpeza dos colchões e na dedetização do local.

Por isso, antes de viajar, procure saber se o estabelecimento tem garantia de que realizou o tratamento no local na data devida. Além disso, tente achar recomendações do local, fotos atualizadas, entre outros dados para se sentir seguro para se hospedar.

Já no ambiente, note se seu corpo tem múltiplas picadas pelo corpo, ou se há pontos de sangue pelo colchão, cheiro de mofo pelo quarto, pequenas manchas pretas no colchão por conta das fezes do inseto e cascas do percevejo pelo ambiente.

Em casos intensos de infestação, é ideal que o hotel procure ajuda especializada em dedetização de ambientes, como a Ecoserviços, bastante requisitada por estabelecimentos do segmento para realizar toda a vistoria e higienização, além da conhecida sanitização, em alta após a pandemia.

Como evitar o percevejo de colchão

Algumas medidas precisam ser tomadas para evitar o aparecimento de percevejos de colchão. A principal delas é manter a higiene do ambiente sempre em dia.

Ou seja, lavar a roupa de cama completa, lençóis, colchas, edredons, fronhas, entre outros. Após elas estarem devidamente secas, é essencial que elas sejam passadas com ferro quente, principalmente nas costuras de tecido.

Aspirar os colchões e estofados frequentemente também é algo que ajuda a manter essas peças sem ácaros e, pior, sem insetos incômodos, como os percevejos, por exemplo.

Limpar o piso com pano úmido com desinfetante, álcool ou água sanitária também são ações importantes para reduzir resquícios de pragas urbanas quaisquer.

Repita esses procedimentos sempre que possível, de preferência um dia sim e outro não. Ademais, se possível utilize máquinas de limpeza a vapor para uma higienização mais profunda, eliminando microrganismos.

Por fim, vale indicar a utilização de capas com zíper e sem dobras para os colchões e travesseiros.

Como acabar com o percevejo de colchão

Caso apareça percevejo de colchão na sua casa ou no hotel, o ideal é realizar uma higienização completa do local, assim como citamos acima, por meio de uma lavagem completa das peças e aspiração do local.

Passe o aspirador de pó em todo o ambiente e após esse serviço, os especialistas indicam que o saco do aparelho precisa ser incinerado ou colocado no freezer por até uma semana antes de descartá-lo. Isso evita que os insetos saiam dali e voltem ao ambiente.

Essas medidas valem para pequenos focos. Quando se trata de uma infestação por percevejos de colchão é importante contar com o auxílio de profissionais qualificados para conseguir combater efetivamente o problema.

Em casos mais avançados, a praga tende a ter resistências aos métodos caseiros utilizados pelas pessoas. Por isso, contar com uma empresa especializada é essencial.

A Ecoserviços é uma das mais conhecidas do mercado. Ela possui a expertise para eliminar o percevejo de cama, assim como outras pragas como cupins, formigas, baratas, ratos, pombos, entre outros.

Nós temos equipes fortemente qualificadas para aplicar métodos seguros e recomendados pelos órgãos reguladores. Como:

  • Inspeção técnica com profissional gabaritado podendo usar sistema UV,
  • Uso de dióxido de carbono CO2 (ar frio), no tratamento dos colchões e locais infestados pela praga,
  • Vapor quente (H2O quente), depois da aplicação do ar frio, promovendo um choque térmico.
  • Uso de inseticida para eliminação do percevejo, para casos de maior infestação deste inseto,
  • Envelopamento de colchão e demais áreas necessárias (sofá, quartos, entre outros). geralmente se faz nos quartos onde mais de 90% do foco da praga fica.

Caso perceba a presença desses insetos ou outros, procure a Ecoserviços para fazer uma vistoria e o devido combate para sanar de uma vez por todas o problema.

Conclusão

E então, gostou de saber mais sobre percevejo de colchão? Esperamos que o artigo tenha esclarecido as suas dúvidas. Caso tenha perguntas, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar na eliminação desses insetos por completo, evitando o aparecimento em ocasiões posteriores.

Ligue EcoServiços

Volte mais vezes, até mais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.