Para que serve a sanitização de ambientes

por | jul 17, 2020 | Limpeza, Sanitização | 0 Comentários

Para que serve a sanitização de ambientes

A sanitização de ambientes é uma ação que vem se tornando cada vez mais importante atualmente, principalmente com a higienização sendo um dos principais pontos para conter o avanço da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Mas você sabe como a sanitização de ambientes é feita e para que ela serve?

Pode até não parecer, mas um ambiente, mesmo que recentemente limpo, ainda esconde muitos riscos para a saúde humana. São fungos, bactérias e até mesmo vírus que podem infectar o ser humano e causar diferentes problemas respiratórios e outras doenças.

Enquanto isso pode não ser um problema tão grave em ambientes residenciais, por causa do baixo movimento de pessoas, em locais públicos, essas ameaças escondidas podem se tornar um grande problema.

Essa situação pode ser ainda pior quando lidamos com ambientes hospitalares, onde as pessoas estão mais suscetíveis a doenças, por causa de um sistema imunológico enfraquecido.

A EcoServiços tem como especializada a sanitização de ambientes e estamos aqui para explicar um pouco mais sobre esse importante procedimento.

Conheça um pouco mais sobre a importância da sanitização de ambientes, sobre como ela é realizada e se ela é eficiente contra o novo coronavírus.

O que é a Sanitização de Ambientes

Como o nome já deixa bem claro, a Sanitização consiste na utilização de produtos e técnicas para tornar o ambiente completamente livre de bactérias, vírus e outros vetores de doenças perigosas.

Claro, nessa parte é fundamental salientarmos que é muito importante confiar apenas em empresas sérias para realizar esse tipo de serviço. Os produtos utilizados devem ser apenas aqueles recomendados e que não causam nenhum tipo de reação adversa ou que pode causar qualquer tipo de dano às pessoas e ao ambiente onde as soluções são aplicadas.

Diferentes ambientes são mais suscetíveis a contaminação por esse tipo de bactéria e vírus. Onde há maior tráfego de pessoas, maior é a necessidade de realizar a sanitização do ambiente.

Locais como:

  • Condomínios
  • Comércios
  • Escolas
  • Empresas
  • Fábricas
  • Indústrias

Precisam de sanitização de ambiente periódicas como uma forma de evitar diferentes tipos de doenças. As residências também podem precisar desse tipo de procedimento, que é recomendada qualquer local.

Como é feita a sanitização de ambientes?

A Sanitização de Ambientes é feita de forma muito similar a como são realizadas as dedetizações de ambiente. O técnico responsável precisa utilizar os equipamentos de segurança necessários e os equipamentos corretos para aplicar as soluções sanitizantes em todo o ambiente de forma uniforme.

O importante nesses pontos é garantir que a sanitização seja realizada de forma correta em todo o ambiente, sem deixar nenhum pedaço passar, já que fungos, bactérias e vírus podem se esconder em qualquer local.

O produto químico aplicado possui ação residual. Ou seja, enquanto ele está no ambiente, é formado uma camada de proteção que evita a proliferação de vírus e bactérias no local, garantindo proteção completa durante todo o período de atuação da aplicação.

Poucas horas após o procedimento, pessoas e animais já podem retornar à área. Também vale mencionar que o produto sanitizante é livre de riscos, pois não é inflamável nem corrosivo.

O mais importante de tudo é que a sanitização seja sempre realizada com todo o cuidado e apenas por pessoas treinadas nesse tipo de procedimento e com os equipamentos corretos.

Quando realizar a Sanitização de ambientes?

Para se manter um ambiente livre de agentes infecciosos, é necessário agir com periodicidade. Assim como qualquer outro serviço, a sanitização tem prazo de validade e a sua manutenção deve seguir um cronograma rigoroso.

Além disso, a contribuição pessoal conta muito também para que o ambiente se mantenha limpo por mais tempo.

Com isso em mente, assim como a dedetização, a sanitização também depende de uma etapa de planejamento e de acompanhamento período para a sua aplicação.

É altamente recomendado contar com um calendário de sanitização, principalmente em condomínios e muitos outros locais com alta movimentação de pessoas ou onde há riscos de infecção.

Porém, é preciso ressaltar que, em caso de fases em que nos encontramos rodeados por epidemias, pandemias e surtos, a validade da sanitização feita em um local pode ser encurtada se um indivíduo infectado entrar no local, sendo necessário novo procedimento.

Sanitização de ambientes no combate ao Coronavírus

O coronavírus causador da Covid-19, o Sars-Cov-2, ainda é relativamente novo e ainda há muito o que ser estudado sobre ele. Com isso em mente, é importante focarmos naquilo que sabemos para poder conter a pandemia.

O que é certo até o momento é que a higienização de ambientes é a parte mais importante para conter a pandemia.

O vírus Sars-Cov-2 possui uma grande resistência em certos ambientes, ele possui uma camada de gordura que permite que ele possa sobreviver fora do corpo humano por um longo tempo. Estima-se que ele pode ficar de 3 horas em superfícies como panos e papelão e até 72 horas em plásticos e metais.

Sendo assim, apenas a higiene pessoal não garante a proteção completa contra o vírus, já que ele pode ficar no ambiente por longos períodos de tempo.

Utilizando das muitas vantagens da Sanitização de ambientes, podemos então garantir a proteção completa em todo o local.

Por que contratar a Eco Serviços?

Para se obter um resultado satisfatório, é preciso contar com uma empresa especializada neste tipo de procedimento.

O emprego de produtos especificamente produzidos para essa ação, bem como os equipamentos adequados, somados a experiência necessária fazem toda a diferença e somente dessa forma é que se pode garantir os resultados desejados.

Com mais de 30 anos de mercado, a EcoServiços tem ampla experiência em sanitização e higienização de ambientes, levando aos clientes soluções que aliam tecnologia, segurança e eficácia.

São milhares de estabelecimentos atendidos no decorrer dos anos, contribuindo para a eliminação de fungos, ácaros, bactérias e vírus e para que a saúde de milhares de pessoas não esteja em risco.

Além da atuação na sanitização, também contamos com serviços de dedetização, desentupimento de esgoto e muito mais, tudo isso com um atendimento 24h e frota própria, para você nunca ficar na mão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *