O que é o Hidrojateamento e quais as suas aplicações

por | fev 17, 2020 | Limpeza | 0 Comentários

Hidrojateamento
O Hidrojateamento é um dos procedimentos mais comuns oferecidos por empresas de desentupimento profissional. Mas você sabe o que é o Hidrojateamento e como ele funciona no dia a dia para diferentes casos de uso? Continue com a gente para descobrir mais sobre esse sistema e como ele pode ser um grande aliado no desentupimento de esgoto.

O que é o Hidrojateamento?

De forma bem simples, o Hidrojateamento é um procedimento realizado com um jato de água de alta pressão. O sistema funciona através de um caminhão com um tanque de água pressurizada, uma mangueira com um bico de aço e um operador. A mangueira é colocada no cano entupido para realizar o desentupimento.

O Hidrojateamento nada mais é do que a água em alta ou ultra pressão e por isso é um sistema muito utilizado para a remoção de objetos sólidos. Apesar de ser muito importante no desentupimento de canos, ele também pode ser encontrado em diferentes tipos de trabalhos e usos.

O procedimento é bastante prático e flexível, garantindo a possibilidade de adaptar o equipamento para todas as atividades que forem realizadas. O serviço de Hidrojateamento é fundamental em vários setores e industrias e pode até ser uma peça fundamental para residências.

Como funciona o Hidrojateamento?

Você já usou ou viu uma daquelas lavadoras de alta pressão domésticas? Já reparou que com a força da água do equipamento é mais fácil de limpar superfícies? Em alguns casos, a pressão é suficiente até mesmo cortar objetos. Ao entender como funciona as pequenas lavadoras a jato, é fácil entender como funciona o Hidrojateamento.

No caso do Hidrojateamento a pressão pode chegar a bem mais do que nas lavadoras, em uma área de 100 a 1.000 kgf/cm². Com toda essa força, o equipamento é capaz de limpar qualquer superfície e destruiu qualquer obstrução em encanamentos.

Ou seja, o Hidrojateamento funciona com tipos de pressão diferentes, sendo determinado a partir do grau de cada tipo de problema a ser resolvido.

Hidrojateamento para o desentupimento

A força da pressão é capaz de destruir praticamente qualquer tipo de obstrução orgânica e não orgânica dentro de uma tubulação. Utilizando uma biqueira especial de aço que direciona o jato de água para todas as direções e também para frente, pé possível eliminar toda a sujeira de um cano.

Até mesmo obstruções gravíssimas podem ser resolvidas de forma simples e rápida. A pressão da água, quanto controlada de forma correta, não rompe os canos e não causa nenhum dano para a tubulação.

Além disso, o desentupimento realizado com o Hidrojateamento não utiliza nenhum tipo de produto abrasivo, apenas água. Ou seja, é uma solução completamente amiga do meio ambiente e que não causa nenhum tipo de problema para o meio ambiente.

Outras aplicações do Hidrojateamento

Como você já deve ter notado, o hidrojateamento também é uma importante ferramenta de limpeza. A alta pressão é ideal para lavar pontos complicados de limpeza ou então em locais de grande proporção.

Um exemplo do dia a dia é o uso do hidrojateamento na limpeza da fachada de edifícios, o que é inviável fazer com procedimentos tradicionais, pode ser feito em pouco tempo com o hidrojateamento.

A limpeza de caldeiras, estruturas industriais, grandes máquinas e etc., também é um grande destaque desse tipo de procedimento e que torna o serviço tão importante para os diferentes setores.

Desentupimento por hidrojateamento ou via cabo?

O desentupimento por cabo é o tipo mais popular encontrado pelo Brasil, ele também é bastante efetivo e tem as suas vantagens. Na hora de decidir qual é o melhor tipo para a sua situação, é preciso considerar alguns fatores.

O desentupimento feto com um cabo flexível é bastante eficiente em muitos casos, principalmente quando estamos lidando com a tubulação residencial e curta. Esse é um procedimento bastante simples, e é o preferido do setor por causa do preço, que é provavelmente o mais em conta encontrado no mercado.

O procedimento é simples, com a introdução de um cabo dentro da tubulação para remover ou empurrar as obstruções.

Mas claro, ele possui algumas desvantagens. A primeira é que ele é um tipo de desobstrução bem mais lenta do que a do hidrojateamento, exigindo mais trabalho físico para o trabalho. Também é possível que ele gere mais sujeira na casa do cliente nos casos em que a obstrução é severa. Por essas desvantagens, ele é a melhor opção para tubulações menores.

Já o hidrojateamento tem como vantagem o fato de ser muito mais eficiente e muito mais rápido, como já falamos durante o texto. Outra vantagem é que ele é a melhor solução para grandes tubulações, principalmente as do setor industrial e comercial.

A sua grande desvantagem está no preço, que ainda é um pouco elevado. Com esses fatores, o hidrojateamento é ideal para problemas mais graves, principalmente em locais que precisam de agilidade.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *