Limpeza de caixa d’água: Quando é a hora certa de fazer?

por | fev 17, 2020 | Limpeza | 0 Comentários

Limpeza de caixa d’água

A caixa d’água é um dos pontos mais importantes no dia a dia da maioria das pessoas em um imóvel. É da caixa d’água que vem a água usada para lavar a louça, a roupa, tomar banho e muitas vezes no consumo direto. Esse é um sistema muito importante e por isso precisa do cuidado necessário para evitar os problemas de saúde que podem que acontecer devido à micro-organismos na água.

Em boa parte das residências brasileiras, temos o acesso à água encanada e com o tratamento realizado para tornar a água potável. Mas antes de chegar às nossas torneiras, a água passa pela caixa d’água, que se estiver suja vai acabar contaminando a água novamente e causando problemas de saúde para quem consumir o produto.

Existem vários riscos ligados à falta de limpeza de caixa d’água, principalmente doenças gastrointestinais e contaminações por bactérias. Quando pensamos em grandes imóveis, principalmente com a presença de várias pessoas, esses riscos são ainda maiores.

É preciso realizar a limpeza da caixa d’água com uma periodicidade correta para evitar o surgimento de bactérias dentro do reservatório.

Confira mais sobre esse procedimento e quando ele deve ser feito.

Quais os riscos da caixa d’água suja?

Os riscos de saúde relacionados a sujeira na caixa d’água é bem real e pode causar problemas para você e toda a sua família. Em certos casos podem afetar centenas de pessoas, como em escolas, hospitais e condomínios.

Algumas das doenças causadas pela caixa d’água suja estão:

  • Gastroenterites infecciosas: Essas são as doenças gastrointestinais que podem ser causados por bactérias, vírus e parasitas na água. As doenças menos graves estão a diarreia e problemas digestivo. Em casos mais graves é possível contrair cólera e outros problemas graves.
  • Hepatite A: Esse tipo de hepatite, doença que ataca o fígado, tem uma alta taxa de infecção, geralmente por água contaminada. Apesar de ser tratável, pode ser fatal quando negligenciada.
  • Esquistossomose: Conhecida como doença do caramujo, por ser transmitida por contato com essas criaturas, também pode ser adquirida quando há ingestão de água sem higiene. A esquistossomose pode causar infecções crônicas e doenças similares à meningite.
  • Leptospirose: O cuidado com e limpeza da caixa d’água também evita que pragas urbanas façam ninhos e tenha uma fonte de água para procriar. Ao manter a caixa limpa e com a manutenção adequada, você evita a proliferação de ratos e os riscos com as contaminações causadas por eles.

E quando fazer a limpeza de caixa d’água?

A limpeza de caixa d’água deve ser feita em intervalos que garantem que a qualidade da água seja mantida. Mas qual é esse período? Bom, isso depende de muitos detalhes, principalmente o tamanho da caixa.

Em residências

Nas casas não existe uma periodicidade correta para realizar o procedimento. O importante é realizar uma inspeção uma vez a cada seis meses para verificar a qualidade da água. Caso note que o reservatório está muito sujo, faça uma limpeza completa.

Caso queira garantir a qualidade da água, realize a limpeza uma vez a cada 6 meses, mesmo se não estiver com a caixa muito suja. Porém, o importante é ficar de olho para identificar qual é o momento certo para realizar a limpeza.

Em caixa d’água de grande porte

Enquanto a limpeza de caixa d’água em residências pode ser feita de acordo com a vontade dos moradores e de acordo com a necessidade do reservatório, quando falamos das caixas de grande porte, existem várias regras sobre a limpeza.

A primeira é que a limpeza deve ser realizada uma vez a cada 6 meses. Em prédios, locais públicos e qualquer outro imóvel onde há um grande número de pessoas, a limpeza deve ser semestral.

Outra exigência é que a limpeza deve ser realiza por uma empresa profissional ou então por uma equipe profissional especializada.

A limpeza de caixa d’água com uma grande litragem precisa de muitos cuidados, tanto para garantir uma limpeza bem-feita quanto para garantir a segurança dos trabalhadores realizando o procedimento.

Outro ponto fundamental é que muitos órgãos fiscalizadores exigem que seja realizado um teste de qualidade da água com emissão de laudo constando a qualidade da mesma.

Esse laudo deve ser oferecido pelas empresas contratadas para realizar o trabalho. Não aceite o contrato de empresas que não possuem esse procedimento.

A qualidade da água que consumimos no dia a dia é fundamental e muito importante para garantir a saúde das pessoas. Vale lembrar que, se por falta de cuidados, alguém for contaminado pela qualidade da água, a administração do imóvel pode ser responsabilizada judicialmente.

Quer contar com um serviço completo e sério de limpeza de caixa d’água? Entre em contato com a nossa empresa e conheça nossos serviços e preços. Garantimos que você vai encontrar exatamente o que está precisando.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *