Enquanto a rede de esgoto e abastecimento de água é considerado algo necessário para os seres humanos, nem todas as residências e até mesmo comércios e industrias, contam com esses serviços. Nesses casos, os poços artesianos e as fossas sépticas são fundamentais. O serviço de limpa fossa é fundamental para que muitas casas possuam saneamento básico, mas você sabe qual é a periodicidade para realizar esse procedimento?
A fossa séptica possui um sistema de funcionamento que depende muito de uma limpeza feita de forma correta e na periodicidade certa. Apesar de ser um sistema mais simples de tratamento de esgoto, na parte interna, quando analisamos os procedimentos microscópicos, existe um grande grau de complexidade nas fossas.
Atualmente, no Brasil, a fossa negra, que antes era mais comum, está proibida de ser utilizada, já que ela causa grandes estragados no meio ambiente. A solução então é o uso das fossas biodigestoras, que é capaz de tornar os dejetos humanos completamente seguros para voltarem ao meio ambiente.
Em um procedimento simples, a fossa trata o esgoto e remove seus organismos maliciosos, criando água própria para retornar ao solo, sem causar nenhum mal para o meio ambiente.
Porém, os objetos sólidos formam o lodo, que não pode ser jogado de volta ao meio ambiente sem nenhum tipo de tratamento ou precaução. Ele também não pode ficar dentro da fossa, já que aos poucos o acumulo de lodo pode entupir o sistema e fazer a fossa parar de funcionar, muitas vezes até causando danos à ação biológica da fossa.
Quando limpar a fossa séptica?
Quando uma fossa séptica é construída geralmente será especificado os detalhes de sua manutenção correta, incluindo a periodicidade certa para realizar a limpeza da fossa séptica. No entanto, existem alguns sinais que indicam que está na hora de realizar a limpeza.
A periodicidade para a limpeza da fossa séptica depende muito do tamanho da fossa e principalmente qual é a quantidade de uso do sistema. Quanto mais pessoas utilizarem a rede de esgoto, mais rápido o lodo se acumula e pode causar problemas.
Com isso em mente, é importante ficar de olho nos sinais de que está na hora de limpar a fossa séptica e esvaziar o lodo. O sinal mais comum é o entupimento do vaso sanitário, que deve ser o único encanamento ligado à fossa.
Quando notar que a água está descendo de forma lenta, então é provável que esteja na hora de contratar o serviço de limpa fossa.
O ideal é que, no mínimo, uma vez por ano seja realizado uma inspeção para determinar o quanto a fossa está cheia. Pelo menos uma vez a cada 2 anos é necessário realizar a limpeza, mesmo que a fossa tenha um uso mínimo.
A importância da limpeza profissional de fossa
Você sabe como a sua fossa séptica funciona? Ela conta com diferentes etapas, cada uma responsável por um diferente tratamento. Inicialmente a fossa recebe os dejetos em um primeiro compartimento, nesse ponto é realizado a separação do sólido e do líquido através da decantação.
Na próxima etapa é realizado o processo biodigestor. Esse é um ponto importante, afinal, ele é realizado por bactérias que neutralizam os elementos químicos nocivos para a saúde e para o meio ambiente, além de liberar gases.
Essas bactérias são a parte mais importante da fossa e quando a limpeza não é feita de forma correta, elas podem acabar morrendo e a fossa se torna apenas um compartimento para os dejetos coletados pela rede de esgoto.
Qualquer erro na hora da limpeza pode apresentar riscos para essas bactérias e acabar inutilizando a fossa por um bom tempo até uma recuperação adequada.
Além do cuidado com a fossa, a empresa de limpa fossa profissional também tem uma grande responsabilidade com o meio ambiente. Lembra quando falamos que o lodo não pode ser devolvido para a natureza de qualquer forma?
Isso porque ele contém todos os dejetos sólidos acumulados e pode contaminar o solo e o meio ambiente, lençóis freáticos e muito mais. Por isso, o seu descarte só pode ser realizado em aterros sanitários legalizados.
Ao contratar uma empresa profissional e séria, você garante a certeza de que não estará danificando o meio-ambiente.
É justamente por isso que você não pode realizar a limpeza com uma empresa clandestina ou até mesmo sozinho.
Como fazer a limpeza de fossa?
A melhor opção para realizar o procedimento de limpa fossa é contratar uma empresa profissional. Mas você precisa ter a certeza de quem está contratando, por isso, conte apenas com aquelas que possuem reconhecimento no mercado e todas as licenças necessárias para a atuação no setor.
Com a gente você conta com uma empresa profissional e séria, capaz de atender todos os nossos clientes, garantindo satisfação completa e respeito com o meio ambiente.
0 comentários