As caixas d’água são uma das estruturas mais utilizadas no dia a dia da maioria das pessoas. Elas estão presentes em residências e presentes na maioria dos imóveis comerciais e industriais. Por isso, a limpeza de caixa d’água é fundamental para garantir a qualidade da água e consequentemente a saúde das pessoas em um ambiente.
Por mais que a água seja devidamente tratada, sujeira acaba acumulando dentro do reservatório. Todos os tipos de reservatórios estão sujeitos ao acúmulo de sujeira com o passar tempo, seja da própria estrutura ou simplesmente da água, que nunca vem complementa limpa e potável do sistema de tratamento municipal.
Mesmo que você utilize filtros, eles não são capazes de eliminar certas bactérias que possam causar problemas. Apenas os filtros de última geração, com a presença de luzes azuis capazes de matar as bactérias.
Ainda com essas tecnologias, em alguns lugares é determinado por lei a limpeza dos reservatórios de locais públicos ou que servem muitas pessoas ao mesmo tempo.
Com isso em mente, continue com a gente para aprender como fazer a limpeza da caixa d’água residencial de forma rápida e simples.
Como fazer a limpeza de caixa d’água
Vamos ensinar como é feita a limpeza de caixa d’água na sua residência para que você possa ter a tranquilidade de estar sempre com o reservatório limpo e com a água de qualidade.
Passo um
A primeira coisa que você precisa fazer é esvaziar a caixa d’água. Feche o registro da caixa ou então amarre a boia para que ela não encha novamente. Depois basta continuar usando a água até que a caixa esvazia.
Importante: Não deixe a água esvaziar completamente, deixe cerca de um palmo para realizar a limpeza.
Feche o registro de saída para que a água não vá para as torneiras junto com a sujeira que vai ser lavada de dentro do reservatório.
Passo dois
Utilizando a água presente dentro da caixa d’água, utilize um pano ou uma esponja macia para limpar o fundo, as paredes e a tampa da caixa.
Vale lembrar que você não deve usar vassoura, escovas e nenhum outro objeto que possa arranhar a parte interna do reservatório.
As cerdas podem arranhar a parede e o fundo da caixa d’água. Essas ranhuras dificultam a próxima limpeza e criam um ambiente propício para o crescimento de bactérias. Outro ponto importante é usar a penas a água que está na caixa, não é necessário o uso de detergente e outros produtos de limpeza.
Passo três
Depois de limpar toda a estrutura é preciso jogar a água fora. Retire a água utilizando um balde, uma pá de lixo ou então um pano. Não deixe essa água ir para dentro dos canos, já que a sujeira pode contaminar as torneiras e até mesmo causar entupimentos.
Se quiser, seque o fundo da caixa para eliminar toda a água e toda a sujeira.
Passo quatro
Abra novamente o registro e deixe a caixa encher mais um palmo ou dois. Adicione água sanitária na água. Misture um litro de água sanitária para cada mil litros de água. Se a sua caixa d’agua tem só 500 litros, se tiver 2 mil litros, use 2 litros de água e assim por diante.
Deixe esta mistura na caixa por 2 (duas) horas e, a cada 30 minutos, com o uso de um pano ou de uma brocha, passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório.
Após duas horas de “molho”, abra o registro de saída, sem abrir o de entrada, e abra as torneiras e o chuveiro para esvaziar a água novamente. Não use a água com água sanitária para consumo.
Quando a caixa estiver vazia, volte a abrir o registro de entrada e a partir daí é possível utilizar a água normalmente.
Como realizar a limpeza de grandes reservatórios?
Quando estamos falando de grandes reservatórios, é importante contar com uma empresa profissional. Os procedimentos são bem parecidos com os realizados na limpeza residência, porém, as proporções são bem maiores.
Para a limpeza em caixas d’água de empresas e locais públicos é importante contar com todos os equipamentos de segurança e também o uso de produtos adequados. Essa é uma tarefa muito complicada para ser realizada sem a ajuda profissional.
Mas além disso, a legislação exige que as caixas d’água de ambientes com um grande número de pessoas tenham um certificado de limpeza com um teste de controle de qualidade.
Esse serviço é oferecido pelas empresas especializadas. Por isso você precisa contar com limpeza de caixa d’água especializada.
O ideal é realizar o procedimento uma vez a cada dois anos, tanto para as caixas grandes e pequenas. Caso você precise de limpeza de caixa d’água profissional, conte com a gente para garantir o melhor serviço da região!
Com a gente você tem a solução prática e rápida.
0 comentários