As formigas doceiras, conhecidas também como formigas caseiras, podem aparecer em diversos cômodos da casa quando não se realiza a devida limpeza e o descarte de restos de alimentos. Elas surgem, sobretudo, na cozinha das casas por conta da maior oferta de alimentos.
Esse tipo de formiga é considerado uma das pragas urbanas mais comuns no dia a dia das pessoas. A presença desses pequenos bichinhos incomoda muito, pois afeta a qualidade dos alimentos e gera riscos de transmitir alguma bactéria por meio de suas patas.
Quer saber tudo sobre como acabar com formigas doceiras? Nesse artigo falaremos como de fato elas são, como são atraídas, problemas causados por elas e como evitá-las. Acompanhe!
O que são formigas doceiras
As formigas doceiras aparecem nas casas em busca de alimentos, principalmente doces, daí a origem do nome. Cientificamente conhecida como Linepithema micans, elas não são tão inofensivas como muitos pensam.
Trata-se de uma formiga pequena, nitidamente enxergue a olho nu quando está na superfície, podendo ser encontrada em qualquer cômodo da casa. Mais presente na cozinha por razões óbvias, ela pode migrar para qualquer outro cômodo que tenha oferta de açúcar ou alimento engordurado.
Por isso a necessidade de sempre manter os ambientes limpos e procurar comer em locais adequados.
Elas têm como característica a busca por recursos alimentares, comum aos outros tipos de formiga. Além disso, realizam trilhas munidas com feromônio para despertar o interesse das operárias na busca por alimentos.
O que atrai formigas doceiras
As formigas doceiras têm instinto à caça por alimentos. Desse modo, uma equipe de operárias sai da colônia em busca de comida através do olfato, conhecido como sensilas, presente em suas antenas.
Ao encontrarem a comida desejada, elas retornam até a colônia para recrutar mais formigas> Nisso, liberam os conhecidos feromônios para que elas não se percam durante essa jornada e para instigar as outras na busca por alimento.
Vale destacar que, para a formiga doceira, a busca por açúcares e carboidratos é fundamental, justamente para elas conseguirem recarregar as energias para trabalharem.
No entanto, é importante dizer que elas possuem um gosto alimentar bem versátil, pois o açúcar e o carboidrato são encontrados nos mais variados tipos de alimentos.
- Mel
- Xaropes
- Carnes
- Óleos
- Massas
- Queijos
- Proteínas
Por conta disso, elas podem ser facilmente encontradas no lixo em busca de resto de alimentos e até mesmo próximas ao esgoto, em caixas de gordura, entre outros locais que proliferam bactérias e microorganismos. Desse modo, formigas são sim nocivas à saúde humana.
Uma curiosidade das formigas doceiras é que elas gostam de fazer seus ninhos em peças amadeiradas. Isso faz com que elas sejam confundidas com cupins. O tratamento para acabar com elas, porém, costuma ser bem diferente, mas necessário igualmente.
Empresas especializadas, como a Ecoserviços, agem no combate às pragas urbanas variadas. As formigas estão entre as mais comuns e mais requisitadas nos chamados de dedetizações, pois são insetos muito bem organizados, com sistemas gigantescos e difíceis de serem aniquilados de vez
Problemas causados por formigas doceiras
Uma das razões para entender como acabar com formigas doceiras é o risco que elas causam à saúde. Os problemas relacionados às presenças desses insetos surgem justamente por transitarem por locais poluídos na busca por alimentos.
Nessa empreitada para encontrar comida, fazem trilhas por latas de lixo, caixas de gordura, resíduos hospitalares, entre outros lugares para posteriormente adentrar em ambientes de convívio humano.
Aquela história de que “formiga faz bem para os olhos” e que não há mal nenhum em comer alimentos onde elas estão, por exemplo, deve ser descartada. De acordo com sanitaristas, não se deve ingerir alimentos com qualquer inseto, nem mesmo as pequenas formigas.
Elas carregam microrganismos como fungos, bactérias e vírus. Então são potenciais transmissores de doenças como por exemplo verminoses e intoxicações alimentares.
Como evitar formigas doceiras
Existem algumas maneiras de evitar formigas sem precisar fazer grandes intervenções. Uma delas é encontrar os acessos por onde as formigas doceiras estão entrando na residência, como:
- Frestas
- Rachaduras
- Buracos
Após encontrar o local de partida, tampe-os e vede-os. Além disso, lave o ambiente com água e sabão para acabar com o odor, evitando que outras operárias se atraiam. Esse método acaba confundindo as formigas.
Manter a cozinha sempre higienizada e organizada é fundamental. Evite deixar sujeira espalhada nas superfícies e os alimentos descobertos, pois pode chamar a atenção das formigas doceiras.
Guarde os alimentos na geladeira, principalmente os que possuem açúcar. Se possível, faça uma limpeza semanal em toda a casa, sobretudo em locais nos quais você consumiu alimentos.
Se a sua casa está infestada de formigas doceiras e de outros insetos indesejados, solicite uma avaliação a uma empresa especializada em higienização e dedetização para garantir que não haja proliferação. A Ecoserviços tem know-how na desinsetização e pode te ajudar nisso.
Como acabar com as formigas doceiras
Como citamos ao longo do artigo, as formigas doceiras possuem o olfato apurado e conseguem mover um verdadeiro exército para atacar os alimentos que veem pela frente. Além disso, podem ocupar móveis amadeirados e fazer formigueiros embaixo de assoalhos e cerâmicas.
A limpeza vem em primeiro lugar para acabar com essas invasoras. Pano molhado com detergente neutro e água no chão é uma excelente saída. O álcool líquido também ajuda a manter o ambiente higienizado, assim como a água sanitária.
Essa limpeza, contudo, precisa ser frequente. Tratada como uma manutenção do local e não somente quando aparecerem insetos. Além disso, é uma solução para pequenos focos. Quando há uma infestação grande, tudo muda de figura.
No entanto, quando há uma grande infestação e diversos focos é preciso ter atenção redobrada. O ideal é contar com a ajuda de profissionais gabaritados para realizar a vistoria e oferecer um método adequado de desinsetização.
Os profissionais da Ecoserviços, por exemplo, fazem uso de certos produtos e maquinários, que têm como intuito acabar com as formigas doceiras e outras pragas urbanas. Por exemplo:
- Pulverização;
- Gel;
- Spray;
- Pó;
- Nebulização;
- Atomização;
- Iscas adesivas;
- Iscas atrativas.
A Ecoserviços atua em residências, condomínios, comércios, escolas, empresas, fábricas, indústrias, entre outros ambientes, garantindo a proteção da saúde humana com os métodos recomendados pelos órgãos sanitários.
Conclusão
Há formigas doceiras por aí? Elas estão incomodando bastante, não é mesmo? Esperamos que nosso artigo tenha lhe ajudado a entender a necessidade de manter essas pequeninas longe. Conte com a ajuda da Ecoserviços para combater tanto formigas, quanto outros insetos que podem ser nocivos à saúde de sua família.
Entre em contato!
Apareceu exatamente a noite depois de ter limpado a casa