Tipos de ratos mais comuns no Brasil: saiba como identificá-los

por | jun 17, 2021 | Dedetização, Desratização | 0 Comentários

Tipos de ratos

Ratos são os roedores mais temidos por quem vive nas grandes cidades. São considerados perigo iminente não só para os insumos e as estruturas, como também para a saúde pública, uma vez que podem transmitir doenças para humanos e animais domésticos.

Por serem sinantrópicos, convivem sem problemas lado a lado com os humanos e garantem no mesmo ambiente formas para sobreviver. Afinal, encontram nos estabelecimentos e nas residências, oferta de alimento, água, acesso e abrigo, tudo o que pragas urbanas precisam para sua reprodução e manutenção.

Por essas e outras que os governos, juntamente com a população, precisam lançar mão de práticas de controle e prevenção contra ratos e demais pragas.

De acordo com a Aprag, os ratos são vetores de enfermidades por conta de “pulgas ou parasitas que eles carregam, capazes de transmitir vírus e microorganismos nocivos”.

Em outras palavras, não há como permitir o aumento da população desses animais próximos a sua casa.

Portanto, o que acha de conhecer os tipos de ratos mais comuns no Brasil, como identificá-los e métodos seguros de controle? Acompanhe o artigo para ficar por dentro!

A alarmante população de ratos no Brasil

Provavelmente você já deve ter visto um rato pelas ruas de sua cidade ou até ter tido a infelicidade de encontrar algum em sua casa. Afinal, essa é uma das pragas urbanas mais comuns do Brasil.

Para se ter ideia, de acordo com matéria do Jornal da USP (Universidade de São Paulo), a estimativa é que na cidade de São Paulo sejam de dez a 15 ratos para cada morador. Esse número assustador nos diz que há, simplesmente, nada menos que 120 milhões de ratos pelas redes de esgoto da capital paulista.

De reprodução rápida – entre oito e 12 filhotes a cada três meses por fêmea -, esses animais são os principais agentes transmissores de verdadeiros problemas de saúde pública.

Veja as doenças que eles podem transmitir:

  1. Leptospirose
  2. Tifo
  3. Peste bubônica
  4. Febre hemorrágica
  5. Salmonelose
  6. Nefrite epidêmica
  7. Sarnas
  8. Micoses

Muitas dessas doenças são graves e podem até levar à morte.

Tipos de ratos mais comuns no Brasil

Das duas mil espécies consideradas pragas urbanas, três delas são comuns no Brasil por causarem estragos e transmitirem doenças.

É importante conhecer as características de todas elas para poder identificar e pedir ajuda em caso de uma infestação. Confira os tópicos a seguir.

Ratazana – Rattus norvegicus

Com 25 centímetros de comprimento e com a cauda desse mesmo tamanho, a ratazana, diferente do que muita gente pensa, não é a fêmea do rato, mas sim uma espécie. Portanto, existem machos e fêmeas, que se escondem em tocas no subsolo e saem à procura de comida aos arredores de onde vivem.

Assim como a maioria das pragas urbanas, a ratazana possui hábitos noturnos. Quando vai à caça, costuma buscar comida que esteja em boas condições, sobretudo grãos, sementes e cereais. Por isso é comum invadir dispensas de restaurantes e supermercados a fim de roer sacos com esses mantimentos.

Inclusive, de acordo com especialistas, as colônias de ratazanas, que costumam ser enormes, estão relacionadas à disponibilidade de alimento. Quando os animais não encontram o que comer, passam a praticar o canibalismo. Entretanto, a reprodução ainda assim permanece veloz.

Rato de Telhado – Rattus rattus

Rato pretoO rato de telhado, também conhecido popularmente como rato preto. Por características físicas, conseguem escalar paredes e muros com destreza, além de passarem por fiações com total equilíbrio.

São menores do que as ratazanas, medindo cerca de 18 centímetros de comprimento e apresentando orelhas maiores do que o corpo.

Entre as curiosidades dos ratos de telhado está a alimentação seletiva. Ao contrário do que a maioria pensa, eles não procuram por doces e restos de gordura, mas sim frutas e vegetais em boas condições, cereais, sementes e grãos, entre outros alimentos balanceados.

Você pode encontrar esses tipos de ratos principalmente em locais altos, como os próprios telhados e seus forros.

Ressabiados e espertos, não gostam de modificações no local onde vivem e percebem logo quando há intenção de fazer uma desratização no espaço. Por isso, é necessário apostar em empresas especializadas para esse serviço, como a Ecoserviços.

Camundongos – Mus musculus

Camundongos são famosos por sua aparência delicada, e por isso, por não transmitirem muita aversão em um primeiro momento. Para se ter uma ideia, o Mickey, da Walt Disney, foi inspirado nesses tipos de ratos.

Pequenos, medem entre 12 e 18 centímetros, com a cauda entre 15 e 22 centímetros, e pesam cerca de 20 gramas. Ou seja, são leves e ligeiros, podendo entrar e sair de um ambiente como uma passe de mágica. Por isso é comum viverem bastante tempo em um local até que alguém perceba.

E por conta de sua facilidade em construir tocas dentro de locais, como casas, comércios, escolas, igrejas, e quaisquer outros, conseguem também ter acesso rápido a comida e água nas proximidades. Não precisam se deslocar e se arriscar tanto como ratazanas e ratos de telhado.

Falando nisso, outra diferença que os camundongos têm para os demais tipos de ratos é a sua predileção por vivem em colônias pequenas e não em grandes infestações.

Controle de todos os tipos de ratos: como fazer?

Todos os tipos de ratos citados podem contaminar alimentos e transmitir doenças. As razões para isso são as maneiras que eles utilizam para marcar seu território: com urina ou fezes.

Desse modo, é altamente necessário buscar um controle eficiente dessa infestação, garantindo a eliminação desses animais e evitando que eles acessem novamente o ambiente.

Em casos pontuais, as pessoas podem tomar medidas simples, como a limpeza periódica dos espaços, armazenamento de mantimentos em potes bem vedados, fechamento de lixeiras, entre outras ações.

Em estabelecimentos comerciais, limpeza de caixas de gordura e dos ambientes, vedação de entradas de ventilação com telas, vistoria constante da dispensa, assim como dos insumos que são descarregados no local, costumam ajudar no dia a dia para evitar que cheguem ratos de qualquer espécie.

Contudo, quando se trata de uma infestação volumosa, não há outra saída a não ser contratar uma empresa qualificada em desratização. A Ecoserviços, por exemplo, conta com técnicos preparados para analisar caso a caso e aplicar os melhores métodos para eliminar os ratos dos ambientes de forma eficiente.

Desratização EcoServiços

Lembre-se que, pior do que não fazer um controle de ratos, é contar com um serviço repleto de falhas. Há inúmeros relatos de desratizações feitas ineficazmente, que provocaram, tempos depois, populações ainda maiores de roedores. Portanto, busque sempre boas referências na hora de contratar uma empresa para te ajudar com isso.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Conte com a gente caso precise de profissionais habilitados em desratização, desinsetização, sanitização de ambientes, limpeza de caixa d’água e demais serviços. Até a próxima!

Ligue EcoServiços

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *