Percevejo de cama: o que é e como eliminá-lo

por | jun 17, 2021 | Dedetização, Dicas, Limpeza | 5 Comentários

Percevejo de cama

Você sabe o que é um percevejo de cama? Já notou a presença desse inseto em sua casa?

Mesmo bem pequeno e aparentemente inofensivo, trata-se de uma praga urbana, de acordo com os órgãos sanitários. Portanto, precisa ser evitado o quanto puder.

Pragas urbanas, segundo a Aprag, são insetos e animais de porte pequeno sinantrópicos, ou seja, que sobrevivem sem problemas nos grandes centros urbanos próximos aos humanos.

Os percevejos de cama se enquadram nessa classificação e por isso devem ser tratados como um perigo iminente. Afinal, eles são conhecidos como sugadores de sangue tanto de humanos quanto de animais domésticos.

Quer conhecer mais informações sobre percevejos de cama e as melhores formas de eliminá-los? Neste artigo vamos explicar tudo. Acompanhe!

Características principais do percevejo de cama

Oval, achatado e de cor castanha, o percevejo de cama é um inseto parasita. Seu nome vem à calhar, pois por hábito, se escondem em colchões. Minúsculos – medem até 7mm -, não são muito fáceis de serem vistos.

De acordo com especialistas da Ecoserviços, empresa referência no controle de pragas, essas espécies de percevejos são atraídas pelo dióxido de carbono liberado pelo corpo humano.

Por serem noturnos, os ataques desses bichos normalmente ocorrem enquanto as pessoas dormem. E, ao acordarem, percebem pequenas picadas, bem semelhantes às de pernilongos e formigas. Então nem se dão conta da infestação.

Entretanto, trata-se de uma das pragas urbanas mais comuns do mundo, e aqui no Brasil, as espécies Cimex lectularius e a Cimex hemipterus são as mais conhecidas.

Por incrível que pareça, eles não são vistos somente em casas térreas ou rurais, como outros insetos semelhantes. Há grandes chances de aparecerem em apartamentos, hostels, pousadas, além de albergues que recebem pessoas em situação de rua.

Também há ocorrências em estofados de transportes públicos, ônibus de viagem, de cinemas, teatros e casas de shows.

Quais riscos essa praga oferece

De acordo com o manual da Aprag, não há registros de enfermidades relacionadas às picadas de percevejos de cama. Portanto, não são insetos enquadrados nos problemas de saúde pública do Brasil.

Porém, uma infestação desses pequenos bichos pode oferecer incômodos inestimáveis e, assim, afetar a qualidade de vida das pessoas, assim como dos animais picados.

Como obtêm o espaço ideal para sua reprodução – que é rápida diga-se de passagem -, os percevejos de cama logo se tornam muitos. Desse modo, controlar essa enorme aglomeração se torna bem difícil.

A partir daí surgem os principais problemas causados por eles. Intensa coceira e pequenas feridas são frequentes. Mas o que mais incomoda é a letargia, conhecida também por fadiga.

Esse sintoma é bastante comum entre quem dorme em camas com essas espécies de percevejos. Isso porque a pessoa acaba não dormindo direito, e consequentemente tem toda a sua rotina afetada.

Cansaço, falta de motivação e da capacidade mental. Ou seja, o dia a dia produtivo da vítima fica todo prejudicado. E isso também pode acontecer com os animais domésticos.

Como notar a presença dos percevejos

Conforme falamos, o percevejo de cama é extremamente pequeno. Então é bem difícil de notá-los a não ser que comecemos a prestar atenção em alguns sinais.

É bom investigar mais a fundo caso você note alguns dos seguintes fatores:

  • Encontra picadas em você ou outras pessoas da casa logo ao acordar;
  • Picadas semelhantes a de pernilongos que demoram dias para sumir e coçam bastante;
  • Essas mesmas picadas formam uma fileira na pele, uma atrás das outras;
  • Pequenos sinais de sangue da cama;
  • Pontos escuros na cama, podendo ser os percevejos esmagados ou as fezes deles;
  • Casquinhas da pele dos percevejos, que são deixadas conforme eles aumentam de tamanho;
  • Odor no quarto, liberado pelos insetos.

Esse é um checklist básico para você usar em sua casa para eliminar todas as chances de ter ou não uma infestação de percevejo de cama.

Caso ainda tenha dúvidas, é mais indicado entrar em contato com alguma empresa especializada no assunto, como a Ecoserviços. Os profissionais saberão avaliar o caso e fazer o diagnóstico preciso.

Como eliminar o percevejo de cama?

Depois de entender todo o problema generalizado causado pela infestação de percevejo de cama, vale a pena conhecer os melhores métodos para eliminar de vez esse inseto de sua casa.

A priori, há medidas caseiras que podem funcionar caso seja uma pequena aglomeração dessas pragas. Por exemplo:

  • Coloque as roupas de cama para lavar em água quente. Deixe-as de molho por pelo menos 30 minutos antes de enxaguar.
  • De preferência, seque as roupas de cama em sol pleno, pois os insetos morrem quando há incidência de temperaturas altas.
  • Aspire o colchão todos os dias e passe uma escova com cerdas duras por toda a sua dimensão. Isso ajuda a eliminar tanto os percevejos quanto os ovos.
  • Não deixe de passar o aspirador ao redor da cama, pois é comum que eles se espalhem pelo local.
  • Levante o colchão e limpe o estrado com um pano úmido com álcool. Se possível, repita essa ação uma vez por semana.
  • Ao chegar em casa de viagens, busque lavar todas as roupas trazidas na mala;

Todos esses métodos podem ajudar muito para prevenir, assim como para eliminar vestígios, quando a infestação é em nível baixo.

Contudo, quando se trata de um caso extremo, não há outra opção senão pedir ajuda para profissionais no assunto.

Controle de percevejos de cama

A Ecoserviços, por exemplo, é uma das empresas mais renomadas do mercado, qualificada em dedetização e desinsetização e com grande experiência na eliminação de percevejos de cama.

O atendimento profissional acontece desde a primeira ligação, quando você narra o que está acontecendo em sua casa. Os técnicos agendam um dia para avaliar o local e nessa data traçam um planejamento para o controle da praga.

Normalmente as dedetizadoras inspecionam todos os colchões e demais estofados da casa, buscando vestígios do percevejo. E o tratamento depende do grau de complexidade.

Contudo, de modo geral, são usados pulverizadores no ambiente, buscando extinguir a presença dos insetos. Depois de todas as ações profissionais, você deverá seguir as medidas caseiras para evitar que os bichos voltem a se aninhar e a se reproduzir.

E então, gostou de conhecer mais sobre o percevejo de cama e como eliminá-los do ambiente? Deixe seu comentário e envie esse artigo para quem precisa conhecer essas informações!

Ligue EcoServiços

5 Comentários

  1. Oswaldo Campos

    Bom dia, qual o tipo e qualidade de veneno para a praga de percevejos, sou do interior, Bauru SP.
    Tenho a bomba p/ pulverizar.
    No meu colchão apareceu a praga dos percevejos.

    Responder
    • Oswaldo Fernandes Campos

      oui me indica um profissional aqui de Bauru SP

      Responder
  2. Ricardo Diniz

    Na verdade e uma informação que dedejo.
    Meu carro está com essa praga.
    Há como exterminar.

    Responder
    • Rogério Moreira

      Achei alguns percevejos de cama em meu carro, por enquanto uma pequena incidência. Como elimina-los?

      Responder
  3. Rosimere

    Boa tarde
    Já e a terceira vez que faxino o quarto da minha filha e encontro esse percevejo de cama eu nem sabia que era esse o nome
    Eu acabo com todos desinfeto o quarto com
    Vinagre de álcool e de maçã bicarbonato e depois volta tudo o que devo fazer
    Dês de já obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *