Limpeza de caixa d’água manual ou robotizada: qual é melhor

por | jul 17, 2020 | Limpeza | 1 Comentário

Limpeza de caixa d’água com robôs

A limpeza de caixa d’água é uma das principais atitudes para garantir a saúde e a qualidade de vida de todas as pessoas em um ambiente. Enquanto a caixa d’água é muito comum em residências, ela desempenha uma função muito mais importante em caixas de grande porte, como em condomínios, hospitais e escolas.

A limpeza de caixa d’água é fundamental, principalmente nesses ambientes onde há estruturas de grande capacidade. A água suja pode causar graves danos à saúde e pode ser o vetor de diversas doenças.

Quando falamos em hospitais e escolas, é fácil imaginar o risco que a falta de limpeza do reservatório pode acabar causando. Com isso em mente, a EcoServiços está aqui como a solução ideal para a limpeza de caixa d’água manual ou robotizada.

Não sabe a diferença entre esses dois tipos de limpeza? Então continue com a gente para aprender muito mais!

Limpeza de caixa d’água manual ou robotizada – Qual a diferença?

Existem dois tipos de limpeza de caixa d’água, a tradicional, feita manualmente com produtos de limpeza comuns e a robotizada, feita através de equipamento de alta tecnologia. A limpeza robotizada tem o grande diferencial de não precisar esvaziar a caixa d’água.

Existem vários tipos de robôs para a limpeza, com diferentes modelos e funcionamentos. No entanto, todos desempenham uma função única: A limpeza completa da caixa, com praticidade e segurança.

O funcionamento é bem simples, um robozinho, desenvolvido para ser à prova d’água, é colocado na caixa e ele aspira e limpa todo o lodo, sujeira e outras impurezas enquanto se move dentro da água.

Ele basicamente trabalha como um aspirador, mas sem sugar toda a água e apenas a sujeira. A sua praticidade evita que a caixa tenha que ser esvaziada durante todo o procedimento. Ou seja, empresas, condomínios, hospitais e outros tipos de ambientes não precisam parar de funcionar por causa da limpeza.

Já a limpeza manual também oferece algumas vantagens, mas com certeza gera mais inconvenientes do que a limpeza robotizada. Ela é uma ótima escolha para quem precisa economizar ou para ambientes que podem parar por várias horas.

Limpeza de caixa d’água manual

Quando limpar a caixa d’água?

Você já se perguntou quando a caixa d’água deve ser limpa? Ou ainda mais importante, se há uma periodicidade para a limpeza desses reservatórios? Bom, existem diferentes fatores a serem considerados ao responder essa pergunta.

Ao falarmos de caixas d’água de pequeno porte, como as residenciais, não existe uma lei ou legislação que determine que a limpeza tenha que ser realizada em determinado tempo. No entanto, todos os profissionais da saúde e sanitários afirmam que seis meses é o tempo máximo para a limpeza ser realizada.

A partir deste período, é possível que a caixa d’água comece a acumular sujeira que possam beneficiar a aparição e crescimento de bactérias e outros vetores de doenças.

No entanto, quando falamos de reservatórios de grande porte, como hospitais, condomínios, escolas e etc., a limpeza de caixa d’água é extremamente importante e até exigida por lei.

De acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, esse período de 6 meses deve ser sempre respeitado pelos mantenedores da caixa d’água. Não apenas isso, mas a legislação também afirma que é necessário que seja realizado algum tipo de teste para garantir a qualidade da água.

Esse teste geralmente é efeito pelas empresas especializadas nesse tipo de limpeza, como é o caso da EcoServiços, que garantem tudo o que é necessário para que a limpeza da sua caixa d’água seja completa e dentro das normas vigentes.

Por que é importante limpar a caixa d’água?

Você sabia que a sua caixa d’água pode transmitir diferentes tipos de doenças? Desde problemas simples, como perturbações gastrointestinais até mesmo situações mais graves, como a própria Salmonelose.

Entre as doenças causadas pela caixa d’água suja está também a Esquistossomose, que pode ser transmitida através do contato da pele com a água contaminada. Essa também é a doença transmitida por caramujos infectados.

A leptospirose, muito associada aos ratos, também é um problema que pode acontecer em caixas d’água suja. Isso porque os ratos podem usar a caixa como fonte de água para poder sobreviver e acabar contaminando a água.

Por fim, temos as bactérias simples, que podem até não causar problemas graves, mas podem causar vários problemas que geram bastante incômodo.

Já em ameaças mais externas, temos a dengue, que pode depositar ovos em uma caixa d’água que não está sendo mantida de maneira correta. Nesses casos, a limpeza se torna fundamental para acabar com qualquer possibilidade de procriação dessas pragas urbanas.

A limpeza de caixa d’água é um procedimento fundamental para garantir qualidade e vida de todas as pessoas que dependem do reservatório.

É muito mais do que a lei, é uma obrigação com todos com quem você se importa.

Limpeza de caixa d’água EcoServiços

Limpar uma caixa d’água requer cuidados especiais. Geralmente elas estão posicionadas em locais bem altos e de difícil acesso. Para que este tipo de serviço possa ser executado com todo o cuidado e segurança necessários, é preciso contar com quem trabalha com isso e tem verdadeira experiência.

Ao contratar a EcoServiços para a limpeza de Caixa d’Água você terá as melhores soluções para garantir saúde para todos do ambiente, além de evitar desperdícios e qualquer tipo de dano à estrutura do reservatório.

A EcoServiços tem, como grande diferencial, o serviço de limpeza de reservatórios com robôs. A limpeza com robôs conta com uma série de vantagens, tais como:

  • Tecnologia de ponta;
  • Limpeza total de paredes e fundo;
  • Aspiração e higienização;
  • Não precisa esvaziar a caixa d’água;
  • Instalações permanecem funcionando;
  • Sem desperdício de água

Mas também atuamos com a limpeza manual tradicional, sempre com todo o cuidado necessário e profissionais treinados e especializados nesse tipo de atividade.

A EcoServiços está há mais de 30 anos no mercado prestando serviços como limpeza de caixa d’água com toda a segurança e eficácia que você precisa. Experiência essa que vai desde o atendimento inicial até a entrega do serviço com garantia de até 3 meses.

1 Comentário

  1. Andreia

    Boa noite ! temos um reservatorio de 80.000 pode ser limpo com o robo?
    como vem a descrição do serviço no certificado. tem alguma lei que assegura a gente.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *