3 dicas rápidas para desentupir vaso sanitário

por | fev 17, 2020 | Desentupimento, Dicas | 0 Comentários

3 dicas rápidas para desentupir vaso sanitário

O vaso sanitário é uma das estruturas mais importantes de uma residência, mesmo que nem sempre paramos para pensar sobre ele. Isso porque o vaso faz parte do conforto invisível e não damos conta da sua importância até que ele dê defeito. O entupimento de vaso sanitário é complicado, por isso vamos dar algumas dicas rápidas para desentupir vaso sanitário.

O entupimento de vaso sanitário é um problema que pode ir do inconveniente e chato até à grave. Apesar de parecer que o entupimento apenas traz transtornos com a água que não desce, em alguns casos ele pode danificar os canos e esse é um problema muito mais trabalhoso e caro de ser corrigido.

Existem diferentes maneiras para você desentupir um vaso. Vamos ensinar algumas que podem ser feitas no seu dia a dia, sem a necessidade de equipamentos complicados. Confira!

Dicas rápidas para desentupir o vaso sanitário

Lembrando que o mais importante é sempre prevenir ao invés de remediar. Por isso é imprescindível evitar o entupimento do vaso sanitário. E, claro, não é difícil conseguir fazer isso!

O vaso não entope com gordura, como acontece com a pia da cozinha, por isso, o seu entupimento é mais incomum e mais fácil de ser evitado. A regra é bem simples, basta não jogar nenhum objeto sólido dentro pela descarga.

Restos de sabonete, preservativos, absorventes, elásticos, fio dental e qualquer outro tipo de objeto. O vaso sanitário não foi feito para receber apenas os dejetos humanos, nenhum outro tipo de material deve ser levado pela descarga.

Bem fácil evitar o entupimento de vaso sanitário, não é mesmo? Porém, caso isso aconteça, aqui vão algumas dicas básicas.

Desentupindo o vaso com desentupidor manual

O desentupidor manual, aquele com um cabo e uma ponta de borracha, é uma das ferramentas mais úteis para lidar com o entupimento de qualquer tipo de encanamento. Isso não é diferente com os vasos sanitários.

Para desentupir com o modelo clássico bata colocar a parte de borracha logo na curva da bacia (fundo do vaso sanitário). A ideia é tentar empurrar a obstrução pelo encanamento através da força exercida pelo desentupidor, quase que criando um vácuo.

Se o vaso estiver com água é ainda melhor, pois vai criar mais pressão para o processo de desentupimento. Basta fazer movimentos de estocada com a intensão de empurrar a água pelo encanamento.

Na falta de um desentupidor, uma garrafa PET e um cabo de vassoura podem solucionar o problema. Corte a garrafa PET no meio e encaixe o cabo de vassoura na boca da garrafa. Você terá um desentupidor prático e que as vezes é até mais eficiente que os desentupidores industriais.

Existem também diferentes tipos de desentupidores, alguns mais modernos, mas que apresentam ainda mais eficácia no desentupimento.

Desentupindo à vácuo

O vácuo é o seu grande aliado na hora de realizar o desentupimento do vaso sanitário. Ao criar um vácuo dentro do vaso durante a descarga, a própria pressão do ar vai empurrar a obstrução e desentupir o cano.

Criar um vácuo dentro do vaso é mais simples do que você pode imaginar. Basta vedar todas as entradas de ar e dar a descarga. Ou seja, basta colocar um saco de lixo tampando toda a boca do vaso, afirmar o plástico com fita adesiva, deixando-o bem esticado.

Feche a tampa do vaso, sente em cima e dê a descarga. Esse é um procedimento muito prático e que funciona na grande maioria dos casos.
O saco de lixo pode ser substituído por jornais ou até mesmo bolas infláveis (conhecida aqui no Brasil como Bola do Quico). No caso da bola, coloque-a na boca do vaso e apoie um joelho em cima dela para fazer força para baixo.

Ao dar a descarga o vácuo vai empurrar a obstrução pelo encanamento na maioria das vezes.

Usando um balde com água

Se o entupimento é muito simples, principalmente se água está tendo vazão, mas muito baixa. Uma quantidade maior de água, com mais força, pode ser o suficiente para acabar removendo a obstrução de vez do encanamento.

Basta encher um balde de água e jogar dentro da privada, de preferência de uma certa altura, para criar ainda mais força.

Em obstruções simples, esse procedimento pode funcionar. Mas não é muito recomendado caso não haja nenhuma vazão pelo vaso sanitário.

Caso esses métodos falhem é importante você contratar uma empresa desentupidora profissional. Tentar insistir em soluções caseiras quando o desentupimento se mostra mais difícil do que o esperado pode ser prejudicial, já que o entupimento pode acabar piorando.

Ao invés de correr o risco de pior o entupimento ou até mesmo estragar o encanamento, conte com uma empresa séria e especializada para realizar o procedimento de forma rápida e bem prática.

Conte com a gente e nossas soluções eficientes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *